Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque
Muitas empresas estão deixando de lado aquelas velhas regras onde os funcionários chegam no trabalho, sentam em sua mesa e de lá só saem para almoçar e voltar para casa, sem ter tempo nem para se relacionar com os colegas que sentam ao seu lado.
Um bom exemplo de iniciativas que se preocupam com a qualidade de vida dos funcionários pode ser visto em empresas como a DHL e o Laboratório Canonne, fabricante das Pastilhas Valda.
Na DHL, maior rede de transporte expresso do mundo, as mudanças começaram devido a um diagnóstico de stress elevado entre o pessoal do atendimento. Primeiro foi a mudança de prédio – os funcionários tiveram aulas onde aprenderam a usar os novos equipamentos e com isso evitar a LER (Lesões por Esforços Repetitivos). Depois, com a ajuda de uma equipe da USP, a empresa implantou aulas de ginástica e relaxamento durante o horário de trabalho.
“Nosso objetivo é proporcionar o bem estar dos funcionários, diminuindo os níveis de stress e lesões físicas. Os resultados já são evidentes, pois a rotatividade dentro da empresa diminuiu e os afastamentos devido a LER caíram para 0%”, explica o diretor de RH da empresa, Mauricio Marcon.
Relaxamento e meditação
Sem qualquer caráter religioso ou obrigatoriedade, todos os dias cerca de 30% dos funcionários do Laboratório Canonne meditam durante 30 minutos antes do almoço. Outros 50% aproveitam as aulas de ginástica, que acontecem antes do horário de trabalho, a partir das 6 da manhã.
“Esse não era nosso objetivo principal, mas com a redução do stress entre os funcionários, a produtividade, o desempenho e o relacionamento pessoal melhoraram, enquanto a rotatividade diminuiu”, comenta Andre Golebiovski, diretor de marketing do laboratório.
“Tudo isso com o objetivo de tornar o local de trabalho um ambiente agradável, onde as pessoas se sintam tranquilas e à vontade”, diz Golebiovski.
Segundo ele, nada nunca foi imposto aos funcionários e a participação em todas as atividades é livre. “Mesmo quem não pratica a meditação ou participa das aulas de ginástica, percebe a preocupação que a empresa tem em criar um ambiente agradável de trabalho. Hoje estamos colhendo os frutos, vendo as pessoas mais felizes e com o ânimo renovado”, finaliza o diretor.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.