Carreiras | Empregos

As pessoas que buscam vagas no mercado de trabalho percebem que a cada dia a qualificação tem mais peso na conquista do emprego. A regra também vale mesmo para profissões em que o nível de exigência em relação ao estudo formal é menor, como empregada doméstica, pedreiro e soldador. Por isso, quem procura hoje os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) espalhados pelo Estado é convidado a participar de cursos gratuitos de qualificação nas áreas mais procuradas pelos empregadores. Atualmente, mais de 13 mil vagas estão à disposição dos trabalhadores, em cursos como soldagem, informática básica, pedreiro, eletricista, costura industrial, atendimento ao cliente, segurança em condomínios, hotelaria, cozinha para restaurante e lanchonete, recepcionista e muitos outros. São cerca de 90 diferentes especialidades.
Com 200 horas de aula, os cursos são divididos em 120 horas de conhecimentos gerais, onde há reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e 80 horas de conteúdo prático. O programa conta com a parceria de instituições respeitadas pelo mercado de trabalho, como o Centro Paula Souza, Senac e Senai, que ministram os cursos. O material didático, que também é gratuito, foi desenvolvido pela Fundação Padre Anchieta.
Os alunos recebem as apostilas, caderno, lápis, borracha e caneta. Eles também têm direito a lanche no intervalo das aulas e auxílio transporte, além do acesso aos recursos que as instituições de ensino que participam do programa oferecem, como computador, data-show e salas de aula confortáveis.
Os cursos começaram em agosto e novas turmas são abertas diariamente em todas as regiões do Estado. Atualmente, quase 10 mil pessoas estão em salas de aula das três instituições buscando atualizar conhecimentos para conquistar um emprego. Somente este ano, serão oferecidas cerca de 30 mil vagas e, até 2010, a meta é atingir 180 mil pessoas qualificadas nas funções mais procuradas pelos empregadores.
Para participar dos cursos é preciso estar desempregado, ter entre 20 e 59 anos e se cadastrar em um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) espalhados pelo Estado. Em cidades onde não há PAT, o interessado deve ir direto à unidade do Senac, Senai ou Centro Paula Souza (o Paula Souza oferece vagas somente no interior). A escolaridade exigida varia de acordo com o curso. Para o cadastro é necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho.  Os endereços dos PATs podem ser obtidos no site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho:www.emprego.sp.gov.br .
Na medida em que novas vagas são abertas, as pessoas que se inscreveram nos PATs recebem um telegrama de convocação e precisam ir até a unidade que oferece o curso para confirmar a inscrição. As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos interessados.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.