Por Juliana Falcão
Se você pensa que viajar a negócios é fazer a mala e colocar em prática suas técnicas de negociação, está muito enganado.
Cada país tem sua cultura e uma gafe pode dificultar ou até mesmo impossibilitar o fechamento do seu negócio.
Por isso, o Empregos.com.br conversou com a consultora de etiqueta empresarial, Viviana Katz, para lhe dar uma “mãozinha”. Vamos por partes.
Na hora de arrumar suas coisas, procure saber qual é a estação do ano “em vigor” na região aonde você vai. Caso pretenda ficar muitos dias, baseie-se pela temperatura média da cidade. Isso facilitará o planejamento da quantidade e dos tipos de roupa.
Procure levar sempre uma bagagem de mão, para ficar bem pertinho dos seguintes itens:
– Lap top, caso seja um instrumento de trabalho;
– Um casaco, caso esteja frio no local de saída ou no de destino;
– Pasta de trabalho;
– Agenda, constando a programação da viagem, os endereços, horários e o nome das pessoas com quem você deve falar;
– Cartões de visita. “Não se esqueça de escrever no verso do cartão o nome do hotel em que você está hospedado, telefone, número do quarto, telefone de contato no Brasil e data limite em que a pessoa poderá encontrá-lo no hotel”, lembra a consultora.
Se você viajou a convite, é bem provável que tenha alguém para recebê-lo no aeroporto. Mas se você vai por conta própria, procure um táxi e dirija-se ao hotel. “Se possível, não viaje no mesmo dia em que tem reunião marcada.
Além de prejudicar a concentração, é desconfortável enfrentar horas de avião e seguir direto para uma negociação”, aconselha a consultora.
Algumas atitudes são necessárias em qualquer lugar do mundo: discrição, formalidade, traje social e celular desligado durante a reunião de negócios.
Geral
– Antes de viajar, verifique com os consulados se não é feriado local
– Homens, não beijem as mãos de mulheres solteiras
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