Carreiras | Empregos

Thiago Foresti – Empregos.com.br
Dizer numa entrevista de emprego que você é um bom intermediador de conflitos pode ajudar a conquistar aquela vaga de emprego.
Dois colegas de trabalho, dois amigos, dois grupos, dois parentes, conflitos existem em todos os lugares. Diariamente as pessoas brigam, discutem e às vezes chegam até as vias de fato. Mesmo se você for da filosofia “paz e amor” é difícil escapar de uma briga ou desentendimento quando ele ocorre dentro da sua área de influência. A pergunta é: devo me intrometer? Como lidar com um conflito dentre duas pessoas próximas.
Existe toda uma ciência e filosofia que estuda a intermediação de conflitos. Basicamente existem três estágios numa escalada de conflitos. A primeira é o “ganha-ganha”, o segundo o “ganha-perde” e o terceiro o “perde-perde”. Quando a situação está no ganha-ganha o conflito está fácil de resolver, pois os dois lados tem interesse em resolver e a chance de acabar tudo bem é muito grande.
Já no ganha-perde é mais complicado e geralmente requer uma intermediação. Nessa fase do conflito um dos lados não tem interesse em resolver a questão, o que dificulta um pouco. O terceiro estágio é o mais complicado. Nessa fase os dois lados estão dispostos a tudo para derrotar o oponente. É geralmente ai que ocorrem as brigas corporais e até mesmo assassinatos.
Claro que nem tudo é assim tão preto e branco. Cada conflito tem sua carga de complexidade e deve ser analisada sobre seus diversos aspectos. O papel do intermediador é tentar entender os dois lados e jogar os famosos “panos quentes”. Mas você deve estar se perguntado? Devo me meter numa briga da qual eu não tenho nada a ver? A resposta é: depende!
Se você conhecer bem os dois lados e sentir que pode ajudar, por que não? O papel do intermediador de conflitos é muito importante. Mas uma dica é não tomar partido. Quem for intermediar um conflito deve sempre tentar perguntas propositivas e chamar os interlocutores pra reflexão. Ter habilidades na intermediação de conflitos é uma boa qualidade para contar numa entrevista de emprego. As empresas procuram profissionais capazes de trazer harmonia e encerrar conflitos que podem comprometer o andamento dos trabalhos. Pense nisso da próxima vez que tiver que descrever suas qualidades para àquela vaga de emprego.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.