O quesito “se comunicar bem” pode abrir muitas portas, afinal se você sabe se expressar, automaticamente passa a ser intitulado de grande influenciador contribuindo para vender novas ideias, ser o mentor em reuniões importantes, propor soluções, falar ou aplicar novas aplicar estratégias ou até mesmo fazer acordos, mas lembre-se: apenas falar bem não é o suficiente. Também é necessário escrever e saber ouvir quando for necessário.
- Seja simpático
- Estude sobre tudo
- Seja objetivo
- Prefira uma linguagem formal
- Passe uma boa imagem
- Jamais interrompa
- Saiba se portar
- Passe feedbacks
- Seja um bom ouvinte
- Conheça o seu momento
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Seja simpático
A simpatia é fundamental para qualquer hora e ocasião, independente da sua posição na empresa o relacionamento com os demais deve ser sempre o melhor possível, afinal a sua imagem pessoal é a sua carta de apresentação permanente. Como diz aquele velho ditado “A primeira impressão é a que fica”.
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Estude sobre tudo
Manter-se bem informado te dá vantagens e ainda passa a imagem de pessoa culta e banhada no conhecimento. Isso não diz que você deve ser um Expert em todos os assuntos, entretanto é necessário se inteirar brevemente nos assuntos cotidianos como política, cultura, educação, finanças, música, cinema etc.
Dica: acompanhar o noticiário pela manhã é uma boa maneira de começar a entender dos mais variados assuntos.
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Seja objetivo
A objetividade e a clareza devem ser suas amigas pessoais, veja bem, atualmente é tudo muito rápido, as pessoas querem agilidade, ninguém mais para ler um e-mail muito grande e nem tem tempo o bastante para desperdiça-lo ao telefone, sendo assim, se você quer ser ouvido, vá direto ao ponto.
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Prefira uma linguagem formal
O ambiente de trabalho não é o local mais adequado para gírias, afinal você vai lidar com todo tipo de pessoa desde diretores, colegas e até mesmo clientes, sendo assim vale apena ser formal para não passar uma má impressão.
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Passe uma boa imagem
Não se esqueça, o que você veste conta muito para a sua comunicação corporal.
Nada de decotes, roupas curtas, camisetas de time, boné etc. Prefira utilizar cores mais sóbrias ao invés das chamativas.
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Jamais interrompa
Enquanto um fala o outro escuta e é assim que tem que ser, antes de opinar ouça atentamente a opinião do outro e se não concordar seja cauteloso e cordial, evite o confronto direto, prefira uma conversa ao invés de uma discussão.
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Saiba se portar
Falar alto, sentar com postura desajeitada, comer fazendo barulho, gritar, falar palavrão etc. São posturas que devem ser evitadas dentro da empresa, isso se você quiser ser bem visto pelos demais.
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Passe Feedback
No cargo de líder ou não, se for necessário converse com seus colegas em relação a algum assunto que é de desagrado coletivo. Lembrando que emitir uma opinião em relação ao trabalho de outra pessoa nem sempre é fácil, entretanto leve para o lado de enriquecer o trabalho e desenvolvimento dele.
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Seja um bom ouvinte
Quando for necessário pare para ouvir e dialogue de forma amigável, faça com que as pessoas julguem a sua opinião importante.
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Conheça o seu momento
Toda brincadeira tem hora, assim como falar e se expressar, evite fazer piadas de assuntos indelicados ou querer uma reunião em um horário que muitos não podem comparecer
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