Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Com ser uma das 10 maiores empresas do setor, ter 4.500 funcionários e faturar 60 milhões de reais por ano? A receita quem dá é Rubens Tavares, presidente da Criativa Telemarketing: “Invista na capacitação e na comunicação eficaz entre a empresa e os colaboradores”. Pode parecer chavão, mas foi com essas armas que a empresa, que tem apenas quatro anos, conseguiu fidelizar o seu público mais difícil: o público interno, principalmente em um setor com tanta rotatividade como é o de Telemarketing. O turn-over da empresa é de 4%, considerado baixo para esta área.
Empresa de prestação de serviços em Telemarketing e Call Center, a Criativa atua em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. A organização inovou na gestão empresarial, investindo, principalmente, nos seus recursos humanos como instrumento fundamental para atingir resultados positivos. Para tanto, utiliza-se de ferramentas como o BIO – Busca Interna de Oportunidades, que promove o crescimento horizontal na empresa, e permite que o profissional cresça profissionalmente sem ser pela forma tradicional.
Outra ação é o encontro “Portas Abertas”. Todas as manhãs de segundas-feiras, a Criativa realiza um café-da-manhã, durante o qual o presidente da empresa, Rubens Tavares, reúne-se com dez funcionários para conversar sobre o dia-a-dia do trabalho. É neste momento, de conversa informal, que surge um fluxo de informações valioso – sugestões de mudanças de rotina, resultados, dificuldades e queixas – possibilitando, assim, uma maior integração entre todos. “Escolhemos 10 pessoas por semana e fazemos questão de que elas estejam sem os seus respectivos superiores, para permitir que a pessoa realmente coloque suas idéias sem medo de ser prejudicada”. Os resultados dessa parceria, de acordo com ele, são surpreendentes. “Discutimos aberta e francamente os problemas e soluções do trabalho, enfim, a gestão empresarial. Com isso, todos assumem a responsabilidade pelo sucesso dos negócios e o profissional sente-se valorizado, como que em casa”, argumenta o presidente.
Essa integração interna permite um crescimento e satisfação profissional dos funcionários, beneficia os clientes, mas principalmente atinge de forma positiva os consumidores dos produtos das empresas de telemarketing. “Eu preciso reter e qualificar muito bem todos os meus funcionários, pois eles vão representar a empresa contratante. O resultado é o sorriso na voz, o saber atender, a satisfação em fazer o trabalho. Em telemarketing, o que diferencia uma empresa da outra é o calor humano do operador, e isso nós temos de sobra”. Ainda como parte da política de comunicação interna, a organização também mantém caixas para que os funcionários deixem suas sugestões e reclamações. Todas elas são respondidas e fixados em todos os 20 murais internos da empresa.
A empresa tem uma política de RH direcionada para o aperfeiçoamento, treinamento e melhoria do trabalho de seus profissionais e, em particular, de comunicação rápida entre todas suas áreas operacionais. Além do plano de carreira, há ainda o Programa “Conta Comigo”: Quando ingressam na empresa, os novos colaboradores passam necessariamente por diversas áreas operacionais para conhecer o trabalho e adquirir uma visão global das atividades. Os serviços e o trabalho dos profissionais são monitorados diariamente por profissionais das diversas gerências de atendimento, garantindo qualidade e resultados.
A empresa fez parcerias com a Faculdade Anhembi Morumbi, que ministra cursos da área para seus funcionários, com a Impacta, e com o Sesc, com convênios de uso de suas dependências para práticas esportivas, culturais e sociais. “Estamos preocupados com o aperfeiçoamento e competência profissional. Com isso, todos ganham e a empresa fica cada vez mais competitiva no mercado”, alega o presidente da Criativa. Pelo visto, por enquanto tudo indica que ela está no caminho certo.
 

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