Em tempos de crise e adversidades, ou mesmo em épocas de calmarias, o clima organizacional é uma constante preocupação das empresas. Deixá-lo de lado e não tomar os devidos cuidados, cedo ou tarde pode acarretar em complicações que comprometem a qualidade de vida corporativa dos indivíduos, que lá passam muitas horas de seus dias.
Mesmo em época de investimentos minguados, menor volume de vagas disponíveis, menos pessoas para executar as mesmas tarefas, dentre outras variáveis, prestar atenção a simples questões corporativas é saudável. Uma dessas questões está relacionada aos comportamentos adotados pelos colaboradores de todos os níveis. Eu disse: de todos os níveis!
Há uma série de hábitos que contribuem para um clima organizacional mais leve, onde os colaboradores se sentem inspirados e motivados a compartilhar. Alguns deles são:
Respeito: É fundamental em qualquer situação. No ambiente corporativo, esse comportamento ajuda a manter em bom tom o relacionamento com as pessoas à volta.
Pontualidade: Seja no ingresso e saída da empresa, ou no cumprimento de prazos para a realização de uma tarefa, ser pontual é característica de uma pessoa séria, organizada e comprometida.
Trabalho em equipe: No ambiente corporativo, raras são as situações onde indivíduos podem trabalhar isolados, sem se relacionarem com outros colegas. É muito valorizado um ambiente colaborativo e cooperativo entre os empregados de uma mesma área ou empresa. Todos ganham com a produtividade da equipe.
Humildade: Ninguém sabe de tudo! Há uma frase atribuída ao escritor grego Esopo que diz: “ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. O traço da humildade, denotando que deseja aprender, mas que também pode contribuir, é muito bem visto no ambiente corporativo.
Comunicação eficaz: Grande parte dos conflitos são gerados por problemas de comunicação. Indivíduos e empresas que sabem se comunicar com clareza e objetividade, contribuem substancialmente para um clima organizacional onde não há lugar para boatos, fofocas e a “rádio corredor”.
Resiliência: Cada vez mais é esperado que os profissionais desenvolvam seu nível de inteligência emocional. E um dos aspectos mais valorizados dessa inteligência é a resiliência. Trata-se da capacidade de, apesar de dificuldades, adversidades, barreiras e fracassos, seguir em frente. É, como expressa uma música brasileira: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
Comprometimento: É um dos trunfos dos profissionais de sucesso e desejados pelas empresas. Para indivíduos comprometidos, não tem tempo ruim, adversidade ou dificuldade. São pessoas que, apesar de uma série de “poréns”, se mantêm focadas e direcionadas ao alvo estabelecido, que pode ser uma tarefa ou uma meta. Um profissional comprometido com os resultados é uma peça valiosa no jogo de xadrez corporativo.
Adaptabilidade: Indivíduos que possuem a capacidade de se adaptar à novas realidades ou cenários, são muito bem quistos pelas empresas. Pessoas assim contribuem positivamente para o clima das empresas, na medida em que buscam se sair bem em muitos e diversos cenários.
Visão sistêmica: Trata-se de um comportamento diferenciado nos colaboradores. Aqueles que conseguem desenvolver a habilidade de ver a empresa, o processo e a estratégia como um todo, ganha pontos valiosos no competitivo ambiente empresarial. Este comportamento permite ao profissional ver o que outros não veem, e perceber correlações importantes que não foi possível aos outros. É um dos comportamentos que costuma trazer maior ganho individual e coletivo, e que contribui para o incremento da qualidade dos resultados.
Há uma série de outros comportamentos valiosos que podem contribuir para um ambiente organizacional mais saudável. Aqui foram relacionados somente alguns deles. A mensagem é clara: empresas que procuram manter um clima organizacional positivo normalmente recebem resultados melhores em termos de otimização de recursos e de ganhos de produtividade. Esse é, sem dúvida, o caminho!
Para trabalhar desenvolvendo, aperfeiçoando ou mitigando os efeitos de comportamentos no ambiente corporativo, contratar um coach pode trazer benefícios excelentes para toda a organização, pois trata-se de uma categoria de profissionais altamente qualificado e voltado exatamente para lidar com comportamentos individuais ou em grupo. Pense nisso!
Comportamentos que contribuem com o clima organizacional
Veja quais são os hábitos importantes para o ambiente de trabalho
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