Por Clarissa Janini
Um mundo em constante evolução cobra cada vez mais conhecimento e habilidade das pessoas. No mercado de trabalho, essas exigências são conhecidas comocompetências – capacidades necessárias para um profissional se desenvolver e evoluir. Hoje em dia, a necessidade de pessoas com cada vez mais habilidades dita moda nas empresas. Uma das palestras de maior destaque no Conarh 2006 abordou justamente a necessidade do excesso de competências da atualidade (leia mais). Por tudo isso, prepare-se: só terá sucesso daqui para frente quem estiver em dia com as mais diversas competências. E, de acordo com especialistas, em todas as áreas de atuação o profissional precisa ter jogo de cintura para se adaptar a diversas situações e funções. “É importante estar preparado para não ser pego de surpresa com as demandas do futuro”, diz Renato Hirata, da Hirata Consultores. Para ele, além de investir no que já possui facilidade, a pessoa precisa trabalhar também seu “lado oculto”, suas dificuldades, como forma de prevenir-se contra novas exigências do mercado.
Destaque-se dos demais
Ao mesmo tempo em que possui diversas capacidades gerais, o profissional deve se destacar dos demais em algum aspecto. O consultor enfatiza a habilidade em comunicar-se e influenciar os outros. “Muitas pessoas pensam que sabem se comunicar bem, mas nem sempre estão certas”. Para Hirata, falar muito não é sinônimo de possuir excelência em comunicação – é preciso saber influenciar e estimular as pessoas com quem se fala. “Essa é a competência dos verdadeiros líderes. A partir dela, desenvolvem-se habilidades como negociação e gestão de equipe”.
Cláudia Generoso, coordenadora de RH da consultoria BPI, diz que o melhor a fazer é desenvolver competências focadas e bem definidas. “Cuidado para não atirar para todos os lados e ser um profissional mediano. Saiba direcionar bem a sua carreira”, diz. Mesmo assim, ela diz que há cinco competências gerais que atendem à demanda do mercado na atualidade. Seja médico ou empresário, o profissional deve possuir:
– Capacidade de ter empatia: Significa colocar-se no lugar do outro e entender perfeitamente o que está sendo discutido e requisitado. Com essa capacidade, a pessoa desenvolve excelência em entregar além do que se espera dela.
– Habilidade em influenciar as pessoas: Mesmo que o profissional não tenha um cargo de chefia, essa competência demonstra capacidade de liderar equipes e persuadir tanto cliente quanto colegas e superiores.
– Saber antecipar fatos e situações: É uma habilidade puramente estratégica e que possibilita ao profissional mapear o que irá acontecer no segmento em que atua, tornando-o apto a estar um passo à frente da concorrência.
– Capacidade de escolha: Competência imprescindível para saber tomar a decisão certa a qualquer hora. Mesmo diante de imprevistos, é preciso saber optar com rapidez e precisão o caminho certo.
– Saber controlar as emoções: Para gerir pessoas e mesmo projetos, é importante não perder o controle e manter-se longe de atitudes impulsivas. Quem mantém o controle toma atitudes mais responsáveis e coerentes.
Para desenvolver essas competências, antes de tudo é preciso fazer uma auto-avaliação para mapear suas habilidades e pontos fracos. Além do feedback de colegas ou superiores, você pode realizar testes psicológicos ou contratar uma consultoria especializada. Depois, além da iniciativa e disposição para adquirir as novas competências, você pode fazer cursos especializados ou procurar um trabalho de coaching com um especialista para se desenvolver.
Competências que você precisa ter
Você sabe quais são as habilidades mais requisitadas no mercado atualmente? Descubra aquelas essenciais para qualquer profissional e saiba como desenvolvê-las
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