Carreiras | Empregos

Thiago Foresti – Empregos.com.br
 
Os indianos costumam chamar um sentimento coletivo de egrégora. Você deve saber do que estou falando. É o sentimento daquele grupo de amigos que se encontra no churrasco de domingo, ou o comportamento da sua turma de inglês nas aulas de terça e quinta? Pois é isso. Uma egrégora é como um determinado grupo de pessoas pensa, age e se comporta coletivamente. Pode-se usar isso pra tudo que é grupo, o povo do seu bairro tem uma egrégora, o pessoal da sua faculdade tem outra, assim como da sua cidade e do seu país. Os brasileiros e americanos, por exemplo, tem egrégoras bem distintas.
Porque estou falando isso? Bom, porque se em todo lugar existe uma egrégora então porque não existiria uma no seu trabalho? Pois é amigo. Você tem prestado atenção em como está a egrégora das pessoas no seu trabalho?
Aqui na nossa empresa estamos vivendo uma crise. A egrégora do pessoal está pesada. Todo mundo de cabeça baixa, esperando pelos cortes e más notícias. Não é fácil trabalhar numa multinacional com esse cenário econômico externo tão nebuloso.
Eu, como gestor do departamento comercial, sei que tenho papel fundamental nessa egrégora coletiva. Claro que sozinho não posso mudar nada, mas minhas atitudes podem influenciar um pouco e por isso tento deixar o dia-a-dia das pessoas mais leve. Não existe nada pior do que um chefe encrenqueiro ou estressado. Esses caras geralmente são péssimos profissionais e costumam colocar tudo a perder pelo simples fato de não entender que tem influência direta sobre o humor coletivo de toda equipe.
Hoje foi mais um dia tenso. Corte de pessoal e mais notícias ruins vindo da Itália. Tentei alegrar o clima na nossa reunião semanal. Passei alguns vídeos engraçados do Youtube e contei algumas piadas antes de passarmos para os números. Isso ajudou a relaxar um pouco o pessoal. Não é fácil. Por dentro eu também sou pura tensão, mas sei que para as coisas melhorarem o primeiro passo é cuidar da nossa egrégora coletiva. Só bem unidos e juntos vamos superar essa fase. Um abraço e até a próxima!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.