Carreiras | Empregos

A tendência de recrutar candidatos usando as redes sociais é forte nos Estados Unidos e o Brasil também segue o mesmo caminho. Cada vez mais pessoas atualizam seus perfis em redes sociais para conseguir emprego.

Os recrutadores costumam acessar as redes profissionais dos candidatos para identificar de modo mais ágil sua experiência, os cargos e empresas nas quais ele já trabalhou. Já nas redes voltadas para relacionamento pessoal é possível verificar aspectos do perfil e comportamento do candidato.

Mas deve-se tomar cuidado na hora de usar as redes sociais para conseguir emprego: pesquisas indicam que 44% dos recrutadores acreditam que aspectos negativos nas publicações nas redes sociais são suficientes para desclassificar um candidato em um processo seletivo.

Sua etiqueta on-line também pode ser avaliada pelos recrutadores, como o profissional se comporta e se articula nas redes sociais, pode dizer muito a respeito de um possível representante da empresa que está contratando

  Como conseguir emprego pelas redes sociais
Alguns dados relevantes sobre usar as redes sociais para conseguir emprego

Um levantamento da Jobvite, que ouviu mais de 800 recrutadores norte-americanos, revela outras informações em relação ao uso das redes sociais para recrutamento. Segundo o estudo, 89% diz que vai usar as redes sociais para recrutar este ano, 64% utiliza duas ou mais redes para selecionar candidatos, 65% afirma que obteve sucesso ao contratar por meio das redes e 56% disse que acessou o perfil de potenciais candidatos no ambiente on-line.

Em relação ao tipo de rede social utilizada para encontrar talentos, 45% usa o Twitter, 80% Linkedin e 50% Facebook. Ainda de acordo com a Jobvite, em 2010, 92% dos recrutadores tinham perfil nas redes sociais: 86% no Linkedin, 60% no Facebook e 50% no Twitter.

Mais: 55% diz que planeja investir mais no recrutamento por meio das mídias sociais este ano e 86% recomenda que os profissionais crie vínculos nas redes com potenciais empregadores.

Por isso é importante que caso você esteja buscando uma oportunidade e quer usar as redes sociais para conseguir emprego, é preciso que você esteja visível na internet. Muitas vezes a sua preocupação com a privacidade te atrapalha e impossibilita que um recrutador veja seu perfil.

Assim como é importante também ter cuidado com o que você diz e compartilha. Uma pessoa que transmite uma imagem negativa ou ofensiva também prejudica e afasta recrutadores.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.