Carreiras | Empregos

Com o Brasil saindo da crise antes do que se esperava e o otimismo retornando ao mercado interno, a oferta de empregos temporários para o final de ano deve ser grande. Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), 130 mil vagas deverão abrir no comércio em todo o Brasil devido ao aumento no movimento de clientes no Natal e no Ano Novo, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.
Se a intenção é tornar permanente seu trabalho temporário, o primeiro passo é saber escolher a vaga “certa”, orienta Juliana Almeida Dutra, consultora em Gestão de Talentos e diretora da Deep (Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes).
“Pense no tipo emprego que vai buscar. Alguém que escolheu trabalhar em lojas sazonais – que não funcionam o ano todo -, por exemplo, tem menos chance de permanecer do que alguém que escolheu trabalhar em call center, shopping, lojas de departamentos e serviços complementares. Se você tem opção de escolha entre duas vagas, escolha a que, ao longo do tempo, possa lhe proporcionar um crescimento profissional e dedique-se para mostrar seu talento”.
Segundo Juliana, quatro em cada dez funcionários temporários são contratados depois do Ano Novo. E, apesar de a maioria das vagas se concentrar na indústria e no comércio, o setor de serviços a cada ano registra aumento no número de posições disponíveis.
“Além da melhora na economia, a população brasileira está mais analítica em relação à qualidade do atendimento. O exercício de estratégias de relacionamento e venda consultiva, que antes eram raros por aqui, agora estão ficando cada vez mais frequentes”, explica a consultora.
Dicas para ajudar você na escolha da vaga adequada, segundo Juliana:
1) Avalie se você se identifica com o trabalho, se gosta da atividade que vai exercer;
2) Cheque se a atividade mantém vagas permanentes durante o ano todo;
3) A empresa atua em uma área na qual há previsão de crescimento em 2010?
4) Você gostaria de fazer aquela atividade por mais tempo do que outras?
5) Você tem um currículo que possibilita participar de um processo seletivo para a vaga temporária em questão tornar-se permanente?
6) Esteja sempre preparado. Cada vez mais o setor de serviços também está disponibilizando vagas para temporários. Nesta área vale a apresentação pessoal, o tato com o cliente, a postura profissional, o conhecimento sobre assuntos gerais que devem embasar e ajudar em argumentos de venda ou de acompanhamento de clientes.
Como transformar um trabalho temporário em uma atividade permanente:
1) Trate o seu trabalho temporário como se ele já fosse permanente;
2) Demonstre interesse pela tarefa;
3) Seja persistente, dê o máximo de si. Mostre que pode agregar valor ao trabalho;
4) Cative os clientes e seja um diferencial para o lugar onde trabalha;
5) Seja pontual e extremamente comprometido (a), não falte ao trabalho;
6) Tenha iniciativa;
7) Entenda profundamente dos produtos, estude sobre a empresa, tenha argumentos ao apresentar a empresa ou seus produtos e serviços ao cliente;
8) Vista-se adequadamente. As roupas devem ser discretas. O uniforme – se for o caso – deve ser utilizado exatamente como foi solicitado. Deve estar limpo e bem passado. Cuidar do uniforme é cuidar da empresa que você está representando. Cabelos limpos, barba feita, brincos e acessórios discretos e em harmonia com a roupa. Cuidado, muito cuidado com a postura profissional;
9) Demonstre maturidade e equilíbrio em situações difíceis;
10) No trato com as pessoas é fundamental utilizar as expressões “por favor”, “muito obrigado”, “com licença” e “bom dia”, seja com clientes, chefes ou colegas de trabalho;
11) Atenção na comunicação de qualidade e no português: as empresas têm valorizado pessoas que saibam construir frases bem feitas;
12) Analise o cliente e leve ao seu superior imediato, ao final de uma semana ou 15 dias, um relatório sobre o comportamento de compra do cliente. Experimente e agregue valor ao seu trabalho consolidando sua opinião em algo que ajude a empresa a crescer e cresça junto;
13) Não fique encostado na parede esperando pelo cliente e nem conversando paralelamente com os colegas de trabalho. Esteja sempre pronto (a) para o atendimento. Estude muito tudo o que deve fazer; tire dúvidas sempre;
14) Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e com sua chefia (respeite seu chefe e tenha nele um apoio para seu crescimento). Não faça parte das “reuniões” de fofocas;
15) Evite intervalos para fumar enquanto trabalha;
16) Seja uma pessoa agradável e bem humorada. Mas cuidado, bem humorado não é aquele que fica rindo alto na empresa. É o profissional discreto, que traz boas contribuições para o dia-a-dia de quem está em volta;
17) Não escolha tarefas, mas transforme a sua tarefa em um exemplo de gestão;
18) Contribua;
19) Não desista nunca.
Fonte: Foco 21 Comunicação
 

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