Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti

A Inglaterra é um país relativamente maleável na questão de vistos de entrada para estrangeiros. Se você já estiver matriculado na escola, pode viajar sem o visto, mas o ideal é levar junto com você a carta de certificação que comprove sua matrícula. Mas se você for para a Inglaterra sem o curso, é exigido que você entre como turista e prove que tem dinheiro para se sustentar e um lugar para se hospedar. Se já tiver escolhido onde estudar, você poderá pedir à instituição de ensino uma carta comprovando que está viajando para se matricular e fazer o curso. A permanência pode ser renovada periodicamente junto ao departamento de imigração.

Você também pode ganhar um dinheiro extra enquanto estuda e pratica o inglês. Estudantes brasileiros não precisam de permissão para trabalhar, mas somente se seus cursos durarem no mínimo seis meses e se a jornada semanal de trabalho for de 20 horas, na época de aulas. Se o curso durar menos que esse período e você quiser trabalhar em regime parcial, deverá pedir o visto de estudante e ressaltar sua vontade de ter um emprego. Mesmo assim, você terá que comprovar que tem meios para manter a si e sua família e pagar o curso sem trabalhar. Outra opção é que você também pode participar, sem autorização prévia, de estágios, seja como parte de um “curso-sanduíche” ou paralelo aos estudos.

Para quem pretende cursar uma universidade, é necessário fornecer o histórico escolar ou universitário e cartas de referência traduzidos por um tradutor juramentado. As inscrições nas universidades são feitas através do University and Colleges Admissions Service (UCAS), um órgão que centraliza as admissões dos centros de ensino superior. Com um formulário do Ucas, a pessoa pode se inscrever em até seis faculdades do Reino Unido, para depois escolher qual irá aceitar, caso seja selecionado. Na pós-graduação, as admissões são feitas diretamente pelas instituições. Em geral, as universidades exigem bons resultados em testes de proficiência de inglês.

O formulário para solicitar o visto de estudante é o IM2S, e pode ser baixado no site da Embaixada. Não esqueça de baixar e preencher também o formulário geral, que deve ser preenchido por todos os candidatos a visto.

ATENÇÃO: Não é necessário visto para estadia até seis meses (turismo ou negócios) ou até três anos (estudo). Documentação:Passaporte, passagem de ida e volta e prova de meio de subsistência no país. Caso o propósito de sua viagem seja estudar, você deverá comprovar que está matriculado em um curso, que tem acomodação adequada e disponibilidade financeira para pagar pela sua estadia e estudos durante o período do curso.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.