Seja no trabalho ou fora dele, saber lidar com o próprio tempo é sempre importante para qualquer pessoa no mundo: sem organização, poucas coisas saem do papel.
Para Travis Bradberry, co-autor de Inteligência Emocional 2.0 e presidente da TalentSmart, “não há maneira melhor de chegar às suas metas do que encontrar formas e fazer mais com seu tempo precioso”.
Em um artigo escrito para o site Entrepreneur, divulgado pela InfoMoney, ele lista alguns dos truques que aprendeu com o passar dos anos para conseguir otimizar as 24 horas do dia – que costumam parecer tão pouco tempo para a maioria das pessoas.
Acompanhe:
- Nunca mexa duas vezes nas coisas
Bradberry afirma que nunca se deve pausar uma tarefa, porque mexer em algo duas vezes é pura perda de tempo. Deixar para depois tarefas como responder um e-mail ou fazer uma ligação é um erro: se algo chega até você, é necessário lidar com isso, delegar ou descartar – imediatamente.
- Faça o trabalho sujo
Para cumprir o primeiro item, será necessário, às vezes, fazer coisas que ninguém gosta de fazer. O trabalho “sujo” é tão importante como qualquer outro, e passar o dia adiando é ainda pior do que realiza-lo. Ao terminar uma tarefa enfadonha, você terá tempo para colocar em prática as ideias e tarefas que prefere.
- Lute contra o urgente
O especialista chama de “tirania do urgente” aquela gama de pequenas coisas que precisam ser feitas imediatamente – e acabam atrapalhando trabalhos importantes. Essas urgências, segundo ele, costumam ser pouco impactantes, transformando-se em problemas. Para ele, a chave é delegar estas pequenas tarefas; ou eliminá-las, para não acabar passando muito tempo sem lidar com o que realmente importa.
- Diga não
“Não é uma palavra poderosa que você vai precisar dizer”, afirma Bradberry. “Evite frases como ‘acho que não consigo’ ou ‘não tenho certeza’” se for o momento de dizer não, complementa o especialista. Usar estas frases também prejudica o compromisso com as coisas mais importantes que já existem. Dificuldades em dizer ‘não’ podem gerar stress e até depressão.
- Tenha momentos certos para checar e-mails
Faz parte do princípio de que nada deve tomar sua atenção mais de uma vez. Se o e-mail for uma interrupção constante, o trabalho sai prejudicado. Escolha momentos esporádicos para olhar sua caixa de entrada e faça uso de ferramentas que priorizem os e-mails mais importantes, além de alertas para pessoas e mensagens específicas. “Você pode até usar uma resposta automática que avise as pessoas que sua caixa de entrada será vista novamente depois”.
- Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo
O chamado multitasking pode ser prejudicial ao sistema de produtividade estabelecido nesta lista, segundo o especialista.
Você já usa alguma dessas dicas para ser mais produtivo? Conte para nós nos comentários.
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