Carreiras | Empregos

Olá! Meu nome é Camila, tenho 19 anos, estou no quinto período de Administração, com ênfase em Comércio Exterior , falo três idiomas fluentemente, trabalho desde os 17, mas somente há dois meses consegui ingressar na área de meu interesse (sou analista de exportação júnior em uma empresa de grande porte). Apesar de sempre ter me direcionado para a área de Comércio Exterior, tenho dois grandes problemas. Um deles é o bloqueio das pessoas com relação à minha pouca idade, e o outro (e que considero ainda maior) é que tenho meus objetivos definidos: desenvolver-me na área de Comércio Exterior e ter uma atuação marcante e presente, desenvolvendo projetos na área da empresa onde eu trabalho, mas infelizmente não sei nem por onde eu começo. Tenho um grande temor, já que a maioria dos profissionais de destaque no Amazonas vem de outros estados (São Paulo, principalmente). Isso mostra que as empresas não têm interesse nos profissionais da região?
Como eu faço para definir melhor minhas metas e para alcançá-las? Como faço para que a empresa me perceba como profissional que pode ter seu potencial desenvolvido e não apenas como mão-de-obra?
Camila Alves
Manaus/AM
 
Resposta:
Camila,
O que posso lhe dizer é que você tem duas coisas que a maioria das pessoas muitas vezes não consegue ter. Motivação e clareza sobre o que quer fazer. Você pareceu-me muito segura e determinada, o que sempre é muito bom.
A questão da idade você nunca poderá mudar, mas lembre-se que todos nós começamos de algum lugar. O que você pode fazer é sempre assumir uma postura profissional e madura em suas ações e atitudes. Respeito não está necessariamente ligado somente à idade, mas está, sim, ligado ao quanto você se faz respeitar. Não tema pela sua pouca idade, ao contrário, tire todas as vantagens dela, como sua garra e vontade de vencer. Vai ver que logo, logo a idade passa e você sentirá saudades dela.
Na empresa, a melhor atitude é sempre demonstrar seu potencial por meio de resultados e atitudes. Tenha paciência, pois o crescimento demora a acontecer, não é uma coisa rápida. Mas se continuar focada no que está fazendo, certamente o atingirá. Uma outra coisa que pode ajudar são conversas com sua chefia e com o pessoal de Recursos Humanos, com quem você poderá discutir suas expectativas e como as oportunidades futuras dentro da organização poderão ir ao encontro delas.
Boa sorte,
Elaine Saad
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.