Carreiras | Empregos

Gutemberg Macedo
O veloz, imprevisível e complexo mundo dos negócios passa a exigir mais de seus colaboradores em todos os sentidos: saúde física, agilidade mental, intelecto refinado, psique em equilíbrio. Nesse ambiente aqueles que não se destacarem fatalmente serão marginalizados.
Desde a Antiguidade os homens passaram a qualificar as pessoas por suas capacidades, assim como fez Sócrates, filósofo ateniense, que classificava os indivíduos por suas virtudes, beleza, inteligência e habilidades. No mundo corporativo não é diferente. Atualmente, as organizações classificam os profissionais com base no desempenho.
Quem quiser se destacar neste cenário deve ser um profissional classe A, aquele que tem responsabilidade, atitude, que não deixa a própria carreira depender de outras pessoas, que está sempre atento aos acontecimentos à sua volta e traça o próprio destino. Antes eram as empresas que decidiam quais atividades seriam destinadas para cada tipo de profissional; o mesmo apenas obedecia. Hoje, é o profissional que cria seu próprio destino.
14 dicas de como se tornar um profissional classe A no mercado competitivo:
1 – Criar o seu próprio destino: ser um profissional de caráter, batalhador, responsável, acreditar em si mesmo e saber aonde e como chegar;
2 – Ser singular: buscar sempre um diferencial e expor suas ideias sem medo de enfrentar ou discordar de outros profissionais de cargos superiores;
3 – Nadar contra a correnteza: não desistir de suas próprias ideias, confiar em si próprio, argumentar com base no seu conhecimento;
4 – Não deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje: ser determinado, administrar seu tempo e conseguir separar as tarefas que têm mais urgência das que não são tão importantes. Desta forma, o profissional consegue gerenciar melhor o seu tempo e realizar todas as pendências do dia;
5 – Não permitir que o executivo viva em detrimento do homem: não sacrificar sua vida pessoal por causa da vida profissional, pois mais cedo ou mais tarde ela poderá acabar com sua saúde e família;
6 – Fazer avaliações periódicas de si mesmo em nível pessoal, familiar e profissional: o profissional classe A deve perguntar-se diariamente sobre o que fez no dia, e avaliar se aquilo foi o correto ou se poderia ter desempenhado melhor algum tipo de tarefa. Deve também, algumas vezes durante o ano, pedir um feedback ao chefe para saber como está sendo visto dentro da empresa. De maneira nenhuma se virar contra ele, caso faça críticas sobre o seu desempenho, pois só com as críticas o profissional poderá saber onde e como melhorar;
7 – Ser intolerante diante da complacência e da mediocridade: é importante procurar sempre o melhor para si, para sua família e carreira, nunca deve tolerar um trabalho inferior. Procurar se destacar em todas as tarefas que for desenvolver;
8 – Buscar e formar alianças estratégicas: ninguém sobrevive sozinho, por isso deve-se sempre construir e cultivar amizades positivas, pois é criando laços que muitas vezes esse tipo de profissional consegue alcançar o sucesso no mercado de trabalho;
9 – Prestar atenção aos detalhes, mas se manter atento ao global: ser uma pessoa bem informada, atenta a todos os acontecimentos mundiais e às ideias de outras pessoas ao redor do mundo.  É importante saber exatamente tudo o que acontece dentro do mercado de trabalho e quais os impactos que pode sofrer em sua carreira;
10 – Demandar a excelência em tudo o que empreender: ser seguro de suas opiniões, procurar destacar-se entre os outros profissionais e ser uma pessoa, que independente de qualquer ocasião está bem vestida e sabe se comunicar;
11 – Focalizar os pontos fortes das pessoas e não as suas vulnerabilidades:buscar sempre os pontos fortes dos outros profissionais e procurar aprender com essas características;
12 – Ouvir mais do que falar: comunicar-se adequadamente e saber escutar o que lhe é dito; dessa forma, consegue pensar no que vai falar, pois deve saber que uma frase mal interpretada pode acabar com sua vida profissional;
13 – Trabalhar duro e disciplinadamente: ter vontade de aprender, ser ambicioso, focado, disciplinado, não esperar que as coisas simplesmente aconteçam, ir atrás de seus objetivos, dessa maneira fica mais fácil conquistá-los;
14 – Se considerar “steward” da companhia na qual trabalha:  colocar-se no lugar do cliente e então atender a todos da maneira como gostaria de ser atendido

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