Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
A liderança pode ser treinada, mas exige muita dedicação e trabalho. É um exercício diário que envolve a mobilização das pessoas em prol de um objetivo comum. “O líder atinge seus objetivos quando consegue mobilizar as pessoas e colocá-las alinhadas com a visão e propósitos da empresa”, afirma o Prof. Filipe Martins Costa de Lacerda, administrador de Empresas com MBA pela Universidade do Texas e coordenador do Centro de Desenvolvimento de Lideranças da Business School São Paulo. “Um dos maiores desafios do líder é ter a disciplina de fazer o que precisa ser feito, e saber influenciar as pessoas a agirem da mesma maneira”, completa Arthur Diniz, consultor de desenvolvimento pessoal e profissional, fundador e diretor da Crescimentum – Coaching for Performance.
De acordo com o consultor, falta aos líderes duas competências essenciais: boa comunicação e energia. Isso ocorre, segundo ele, porque muitos executivos não têm paixão pelo que fazem. “Como motivar e inspirar os liderados se você não se sente motivado?” – pergunta. A saída é encontrar uma atividade que te inspire, te dê paixão. “O líder visionário é aquele que tem uma visão de futuro permanente, sabe ver alguns anos a frente em relação aos outros profissionais”.

  • Como saber se você está no caminho certo? Confira o check-list elaborado pelo especialista Gustavo Boog e marque as alternativas que correspondem às suas atitudes de líder:
  • Transmito onde quero chegar – tenho visão do futuro e indico os resultados a serem atingidos.
  • Informo periodicamente em que pontos o grupo está progredindo, e onde precisa melhorar. Afinal, o grupo precisa saber como está indo.
  • Reconheço as pessoas. Não uso a máxima “Você não fez mais que a sua obrigação”.
  • Ofereço oportunidades de treinamento, dentro e fora da empresa.
  • Abro oportunidades para as pessoas criarem e inovarem no ambiente de trabalho.
  • Ofereço oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Permito que meus liderados realizem novas atividades no ambiente de trabalho, progridam na empresa e façam job rotation.
  • Recompenso adequadamente os profissionais na função que eles ocupam.

Quanto mais opções marcar, melhor. Identificando seus pontos fracos, você pode focar seus esforços no que realmente precisa ser desenvolvido.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.