O feedback, inclusive negativo, é de extrema importância para nossa evolução profissional – e isso se estende para nossa vida pessoal.
Nem sempre os feedbacks negativos são dados da melhor forma, mas, ainda assim, cabe à pessoa que recebe se esforçar para absorver ao máximo desse momento.
Podemos encarar críticas de duas formas: um ataque sem justificativa ou uma oportunidade para nos desenvolvermos. Aqui vão algumas dicas de como aproveitar bem os feedbacks negativos e reagir a eles:
Peça exemplos
A depender do interlocutor, a mensagem pode ser muito vaga e dificultar a compreensão. Se isso acontecer, questione o que está sendo levantado de forma mais específica e peça exemplos de quando você demonstrou determinado característica.
De fato, quando mais claro ficar para você, mais fácil será reverter um comportamento.
Coloque lembretes
A maior parte dos nossos comportamentos são automáticos, ou seja, se temos a intenção de mudar algum deles, precisamos reforçar isso em nossa memória.
Se você aguardar a próxima rodada de feedbacks para se avaliar e ser avaliado, talvez aquele feedback tinha caído no esquecimento e não tenha evoluído.
Marque na sua própria agenda ciclos mais curtos para relembrar sua intenção e ter mais oportunidades de rever seu comportamento.
Traduza comportamentos para atitudes
Comportamentos, normalmente, são genéricos. Por exemplo, ser “organizado” pode significar diferentes coisas para cada pessoa.
Para tornar essa mudança mais palpável, estabeleça três atitudes para cada comportamento negativo. Lembre-se que atitudes devem ser ações práticas que podem ser avaliadas entre “fiz” ou “não fiz”.
No exemplo de ser mais “organizado”, podemos estabelecer atitudes como: fazer uma limpeza na minha mesa toda segunda-feira, anotar as tarefas do dia na agenda, organizar minha caixa de e-mails todo dia pela noite.
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