Texto original de Rômulo Martins
Comprovar a experiência profissional descrita no currículo por meio do portfólio tornou-se uma exigência de grande parte das empresas na hora da contratação.
O portfólio é considerado uma vitrine, já que permite visualizar os trabalhos realizados pelo profissional ao longo de sua jornada.
Os trabalhos mostram de imediato ao contratante as possibilidades de atuação profissional. Em muitas agências o portfólio é até um dos critérios para participar do processo seletivo.
O ideal é que o portfólio seja composto de textos ou layouts já publicados, mas para vagas de estágio podem-se incluir trabalhos realizados no meio acadêmico.
Apresentação
Com a internet ficou fácil disseminar o portfólio. O blog, por exemplo, é uma ferramenta acessível e barata para divulgar seus trabalhos. As redes sociais, como o Facebook e o Twitter, então, nem se fala. Funcionam como o marketing boca a boca. Podem ser usados para expor as realizações profissionais a toda a sua rede e aos contatos dos seus contatos.
Pelas facilidades que encontramos na web 2.0, o formato digital se torna uma grande aliada na divulgação de trabalhos. Ainda assim, mesmo nos casos em que o portfólio já tenha sido enviado ao recrutador via e-mail por meio de links ou em arquivos anexos, é bom apresentar algumas peças impressas no dia da entrevista de emprego.
Selecione trabalhos distintos, que falem de diversos tipos de resoluções.
Dicas
Antes de organizar as peças que vão compor o portfólio é preciso descrever, de maneira clara e objetiva, quem você é e o que almeja.
Outra dica é substituir constantemente os trabalhos antigos pelos mais recentes, já que, para ele, o excesso de projetos é prejudicial. Um portfólio com muita informação acaba dificultando a análise.
Como montar um portfólio
Para algumas vagas e cargos o portfólio é parte obrigatória do processo seletivo, junto ao currículo.
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