O conceito de resiliência deriva da física: é a propriedade que certos materiais têm de voltarem a forma original após passarem por deformações.
Aplicado às ciências humanas, significa a habilidade que temos de “dar a volta por cima”.
Hoje, os profissionais são expostos a diversas situações estressantes: crise econômica, redução de quadro, aumento da competitividade, relacionamentos conturbados, lideranças ineficientes, burocracia, pressão por resultados…
Seria o ambiente perfeito para perdermos o controle, mas a resiliência é a capacidade que nos faz administrar esse cenário de forma positiva.
Diferente das pessoas reativas, os resilientes são capazes de superar momentos de mudança, complexidade e dificuldade. Essa característica envolve muitos comportamentos, e aqui vão algumas dicas sobre como colocá-la em prática no dia a dia:
Avalie a real dimensão dos problemas
Em momentos de tensão, tente relaxar e se questionar… Qual parte desse problema eu posso controlar? O que eu posso fazer para resolver, melhorar ou limitar essa situação? Esse é o pior problema do mundo? Vai durar para sempre?
Isso faz com que você tenha uma visão mais holística da situação.
Entenda sinais no seu corpo
Nosso corpo nos manda mensagens e precisamos estar atentos para compreendê-las. Essa capacidade é essencial para conseguirmos liberar uma parcela do estresse que sentimos e assim pensar e agir melhor.
Saber a hora de sair do ambiente para lavar o rosto, tomar um chá, dar uma caminhada ou respirar com calma é uma ótima estratégia.
Enxergue as oportunidades
Em meio a situações caóticas, muitas pessoas se prendem ao negativo – essa é a nossa tendência. Podemos treinar nossa mente a enxergar oportunidades nas adversidades, que nem sempre é óbvio.
No dia a dia, busque pensar em 3 soluções para cada problema e, a partir disso, fazer escolhas conscientes, ao invés de se vitimizar.
Seja bem humorado
A risada é um ótimo estimulante cerebral, além de tornar o ambiente mais leve. Por isso, as pessoas quem riem de si mesmas tem mais capacidade de resolver problemas, já que lidam melhor com o estresse.
Comentários 0 comentário