Carreiras | Empregos

Meu nome é Alexandre, tenho 21 anos e sou Professor de informática e Coordenador Pedagógico de uma unidade de um conceituado Centro de Formação Profissional. Atuo há cinco anos como Professor e atualmente tenho me destacado na elaboração e aplicação de palestras na rede. Já tenho duas palestras que estão sendo utilizadas em todo o Brasil e fui convidado a fazer um vídeo treinamento sobre uma de minhas palestras. Gostaria muito de me aperfeiçoar nesta área de treinamento e palestras.
O que você aconselha para o meu desenvolvimento profissional? Que tipo de faculdade seria mais adequada? Que tipo de cursos? E o que devo fazer dentro desta instituição que trabalho para continuar em destaque?
Alexandre Prates
 
 
Resposta:

Alexandre,
Esse segmento em que atua é uma área muito dinâmica, em constante transformação, portanto você precisa pesquisar e se atualizar sempre. Há várias maneiras de investir em sua carreira.
Uma sugestão é procurar escolas que atuam nesse segmento, ou para conhecê-las, ou mesmo para lecionar nelas. Mesmo que você já atue numa, seria importante conhecer dinâmicas de outras para trocar informações com outros professores, conhecer outras sistemáticas. Nesse aprendizado, ver como essas instituições funcionam, como são os bastidores. Essas informações, além de ampliarem o seu ângulo de visão, podem servir no futuro para o projeto de montagem da sua própria escola.
O que faz diferença na carreira de um profissional é dizer o que ninguém sabe, então quanto mais atualização tiver, mais poderá apresentar novidades e soluções tecnológicas nos seus cursos e se manter em evidência.
Outra ação é buscar centros de formação que não sejam somente da área de informática, como a Câmara do Comércio e as entidades de classe, para que sua formação não seja somente técnica e que traga soluções para os leigos.
Um dos problemas de alguns palestrantes é que falam uma linguagem que só eles entendem. Então se você conseguir transformar as suas informações técnicas numa linguagem acessível aos leigos terá um diferencial no segmento, principalmente se as informações transmitidas contribuírem para o dia-a-dia dos profissionais.
E por último, sim, uma formação superior é imprescindível. Algumas escolas ou centros de treinamento só aceitam professores com pós-graduação. E, hoje em dia, com o mercado de trabalho tão restrito, quem tem formação superior tem mais chances de sucesso. O melhor é buscar uma universidade que o aperfeiçoe nas áreas de sua especialização, como de analista de sistemas, suporte técnico ou mesmo computação, principalmente porque nas universidades também vai poder trocar conhecimentos ampliando o seu e suas áreas de interação.
Boa sorte,
Adriana Fellipelli

 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.