Carreiras | Empregos

Em uma seleção para emprego, sempre pedem uma autobiografia escrita, em
geral desde a infância. Devo omitir alguns fatos e salientar outros? Como
posso me sair bem?
Obrigado
Eudes Mello
Porto Alegre/RS
Resposta
Eudes,
Solicitar uma redação em processos seletivos é realmente muito comum. Em alguns casos, a redação pode ser simplesmente parte de uma Avaliação Grafológica (tema que foi abordado em uma questão respondida em 07/07/03 e na qual você pode tirar suas dúvidas) ou ainda, um instrumento para conhecer melhor o candidato e verificar aspectos como desenvoltura, grafia, entre outros.
Dependendo da vaga a que você estiver concorrendo, a redação é uma excelente ferramenta para verificar como você escreve, sua facilidade de argumentação e outras habilidades. Porém, nestes casos, não há a necessidade de se escolher um tema específico, por exemplo, solicitando que você faça uma autobiografia. Se o intuito é verificar sua habilidade escrita e de argumentação, o mais comum é que sejam solicitados temas mais complexos, que possibilitem que o candidato tenha uma possibilidade maior de exposição de suas idéias.
A autobiografia pode simplesmente procurar conhecer melhor algumas características do candidato. Não é necessário que você se aprofunde excessivamente. O ideal é que cite apenas dados importantes, porém, de forma superficial. Por exemplo: caso a redação peça que você fale de sua vida desde a infância, cite somente se morava com os pais, se tem irmãos, do que gostava e coisas deste tipo. Aprofundar-se demais nestes aspectos em um processo seletivo não é muito comum, portanto, é provável que você não seja questionado sobre maiores detalhes.
No mais, fique tranqüilo pois a redação será somente mais um instrumento utilizado para lhe conhecer melhor e não um fator decisório para a escolha do candidato.
Boa sorte!
Priscila Mendes

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.