Carreiras | Empregos

Trabalho há 10 anos na mesma empresa e no mesmo setor – laboratório químico. Precisei fazê-lo para terminar minha faculdade em Engenharia Química, pois a empresa é boa e deu incentivos financeiros para isso. Agora que terminou o curso, não consigo nada melhor dentro da empresa, e isso me desmotiva. O que posso fazer para mudar esta situação?
Obrigado
Antonio Alberto Mietto
São Paulo/SP
 
Resposta:
Antonio,
Para um profissional ser promovido, ele precisa apresentar projetos, diferenciais que mostrem que ele tem mais a oferecer do que a cadeira que ocupa. Um diploma hoje em dia é necessidade, não um diferencial. Não é porque você se formou que a empresa automaticamente irá promovê-lo, afinal você tem que mostrar na prática que tem mais aptidões do que tinha antes.
Quando o cargo é compatível com as atividades realizadas, realmente não é um diploma que vai modificar a sua posição na empresa.
Como você pode mostrar então que tem capacidade para ser promovido? Pensando de que forma pode agregar novos valores à empresa, montando projetos e soluções para o seu e outros departamentos. Para apresentar o que vem realizando, você precisa fazer a comunicação do seu crescimento na empresa. E para realizar essa comunicação, você tem que verificar quem são os profissionais com quem trabalha que fazem a promoção dos funcionários, elevam salários, enfim, que têm poder de decisão dentro da organização.
O mercado externo só vai reconhecer o seu talento quando você se destacar na empresa em que está, quando o trabalho quem vem realizando começar a ter visibilidade. essa é outra opção – a de receber alguma proposta de trabalho em outro lugar, mais interessante do que a que ocupa.
Caso você prefira mudar de emprego agora, sem ter um diferencial para oferecer, provavelmente continuará numa colocação igual à que tem na empresa atual. Por isso é mais fácil mostrar novas aptidões, ampliando você mesmo a sua atuação na empresa em que está, para ter o que apresentar caso busque outras alternativas no mercado.
O que aconselhamos é que você comece agora a desenvolver novos projetos, a pensar no que mais pode fazer na empresa em que trabalha, levar as ações já concretizadas ou as sugestões e projetos aos decisores. Esse é o caminho da promoção.
Caso mesmo assim não consiga a valorização do seu talento, então, empregado, pesquise o mercado de trabalho e mostre que pode oferecer mais do que o cargo que ocupa. Você só será reconhecido se tiver o que mostrar ao mercado.
Além disso você tem que pensar na sua formação. A ordem é atualização constante. Ao se formar, não pare, continue se aperfeiçoando. Essa atitude contribui muito para a conquista de posições melhores.
Boa sorte,
Adriana Fellipelli

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.