Você já foi convidado a falar sobre suas experiências e expectativas profissionais por telefone? Se não, prepare-se. Qualquer profissional que busque emprego pode receber ligações do recrutador.
O motivo? A entrevista de emprego por telefone é uma primeira etapa para identificar o perfil técnico do candidato. Portanto, qualquer contradição entre o que foi escrito no currículo e o que é falado ao telefone pode atrapalhar a continuidade do profissional no processo de seleção.
Ao receber o telefonema do recrutador, a recomendação é certificar-se da privacidade para conversar. Se você não puder naquele momento, sugira um horário e telefone. Deve-se evitar ainda prolongar o assunto caso esteja no trânsito, trabalho ou em locais públicos. O ambiente barulhento tira a atenção do entrevistado e interfere na avaliação do recrutador.
É importante demonstrar ainda interesse pela vaga. O candidato também pode fazer perguntas como qual é o salário e benefícios oferecidos e os principais desafios.
Dicas para você se dar bem na entrevista de emprego por telefone
Evite se distrair
O ideal é ficar longe de qualquer coisa que possa tirar sua concentração no momento da entrevista. Não é bom para uma primeira impressão que você peça para repetir as perguntas várias vezes. Além disso, também é importante que fique silêncio e não tenha barulho de televisão ligada, aparelhos de som, crianças, animais de estimação ou barulho da rua mesmo.
Seja simpático
Uma voz receptiva e bem humorada pode estabelecer uma relação positiva com o entrevistador. Preste muita atenção ao tom da sua voz. O recrutador não vai estar vendo suas expressões faciais e ele irá considerar muito o tom de tudo que você diz. Não é legal passar a impressão de não estar entusiasmado.
Peça feedback
Em uma entrevista de emprego por telefone não é possível ler a linguagem corporal do recrutador para saber se ele gostou de você ou não. Se estiver na dúvida, questione se há alguma área que ele queira saber um pouco mais do que já foi dito.
Seja honesto sobre sua pretensão salarial
Se o recrutador insiste em saber qual é o salário desejado, seja honesto na resposta e depois questione se o valor é condizente com o trabalho e com o que a empresa pode pagar. No caso da resposta ser negativa, mostre que é flexível.
Faça perguntas
Quando o recrutador parar de falar faça perguntas inteligentes sobre o trabalho e a companhia para demonstrar seu interesse na oportunidade.
Comentários 0 comentário