Carreiras | Empregos

Neste ano, foram registradas 153 mortes no Brasil devido a complicações decorrentes da gripe H1N1, também conhecida como Influenza A. Em abril, o número de casos da doença chegou a 1.012, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde
Os sintomas da gripe H1N1 são bastante semelhantes com os da gripe comum e envolvem tosse, espirros, congestão nasal, dores de cabeça e no corpo, febre alta, falta de ar, náuseas, vômitos, diarreia e cansaço.
Apesar de reações parecidas, a gripe H1N1 é mais grave e pode resultar em complicações que põe em risco a vida, como infecções pulmonares, broncopneumonia e insuficiência respiratória.
Em ambientes fechados, onde várias pessoas compartilham o mesmo local para trabalhar, o risco de contaminação é grande. Por isso, convidamos dois especialistas para dar dicas valiosas de como evitar a H1N1 no ambiente de trabalho:
Como evitar o vrus H1N1 no ambiente de trabalho
CUIDADOS BÁSICOS
Segundo Márcia Gusmão, especialista médica do trabalho do Centro Multidisciplinar Fluminense, a contaminação ocorre pela saliva de pessoas com a gripe, seja pelo ar ou por locais contaminados.
Você pode contrair o vírus se tocar em algum desses locais e eventualmente levar as mãos à boca ou olhos, por exemplo.
Para evitar a contaminação, o médico diretor da Clínica Ser Integral, Roberto Debski, indica que lavar as mãos com água e sabão evita o contágio por objetos de uso comum – como maçanetas, teclados, mouse, monitor e telefones.

Além da higienização dos objetos, que deve ser feita regularmente, ter consigo um frasco com álcool em gel para passar nas mãos é eficiente”, diz o profissional.

AR CONDICIONADO
Como a transmissão do vírus da gripe H1N1 pode acontecer por meio das gotículas que ficam no ar enquanto as pessoas falam, espirram ou tossem, o melhor é equilibrar o uso do ar condicionado.

O vírus se propaga mais em ambientes fechados. Sendo assim, manter a ventilação ambiente adequada diminui a probabilidade deste tipo de contágio”, garante Roberto.

HÁBITOS SAUDÁVEIS
Estresse e ansiedade no ambiente de trabalho, assim como a má alimentação e poucas horas de sono, enfraquecem o organismo e deixam as pessoas mais suscetíveis à doença.
Para Márcia, dormir pelo menos 8 horas por dia, alimentar-se bem e em horários regulares, praticar alguma atividade física e acabar com o estresse no trabalho ajudam a manter a imunidade fortalecida.
SE VOCÊ APRESENTAR SINTOMAS
Assim que suspeita de gripe, use máscara ou tenha consigo um lenço para topar nariz e boca ao tossir ou espirrar e, logo que possível, procure um médico para saber se está com H1N1.

É importante ressaltar que o vírus H1N1, como qualquer outra gripe, tem um período de incubação de 3 a 7 dias e o contágio para outras pessoas, pode aparecer até 7 dias após o início da doença. Portanto, o tempo mínimo de afastamento do trabalhador contaminado deve ser de 7 dias”, esclarece Márcia.

VACINA
Se você possui algum fator de risco, como doenças respiratórias (asma, bronquite), obesidade mórbida ou diabetes, deve procurar um médico e obter a prescrição da vacina contra a Influenza A.
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.