Conseguir um emprego depois dos 50 anos de idade é um desafio. O envelhecimento da população é um processo natural e, cada vez mais, as pessoas permanecem por mais tempo no mercado de trabalho, seja por necessidade ou por escolha.
O etarismo é a discriminação contra indivíduos ou grupos que tem como base estereótipos associados à idade. É quando alguém tem preconceito pela pessoa ser mais velha ou até mesmo mais nova, dependendo da situação.
Infelizmente aqui no Brasil, o preconceito com a idade começa desde o processo seletivo. Pessoas acima dos 40 anos já começam a perceber a dificuldade no processo de recolocação e isso vai se complicando conforme o candidato é mais velho.
De acordo com um levantamento feito aqui pelo site Empregos, houve uma queda de 32% entre 2021 e 2022 na quantidade de vagas para esses profissionais. No entanto, já existem movimentos no mercado de trabalho para combater o etarismo, muitas empresas têm focado nos pilares de inclusão e diversidade, apostando na experiência e conhecimento desses profissionais. Mesmo com essa queda, ainda existem oportunidades e para te ajudar separamos algumas dicas.
Capacitação é a chave para se manter no mercado
Se você quer ter a sua chance de conquistar a sua vaga de emprego, buscar capacitação é um dos passos mais importantes. Nunca é tarde para estudar e conhecer coisas novas, por isso, permita-se retomar os estudos.
Para se adaptar ao mercado, os profissionais da terceira idade precisam buscar capacitação tecnológica, tendo em vista a velocidade do avanço das ferramentas e sistemas. No site da FGV e SENAI, você encontra diversos cursos gratuitos que são destinados para pessoas que desejam se aprimorar profissionalmente. Alguns cursos são 100% online, outros, as aulas são presenciais.
Atualize o seu currículo
Antes de começar a procurar um emprego é preciso atualizar o seu currículo. Mesmo que tenha ficado muito tempo fora do mercado, mas fez algum “bico” ou trabalho temporário, vale a pena mencionar no currículo. Assim, o recrutador pode observar mais das suas experiências e que idade não atrapalha em nada.
Além disso, se você empreendeu, vendeu doces, fez serviços de pintura de imóveis etc, isso também é interessante colocar no currículo. Aproveite e faça um currículo online, assim, fica muito mais fácil se candidatar a vagas de emprego. Quanto mais atualizado o seu currículo estiver, maiores são as chances dos recrutadores notarem o seu currículo.
Ao se cadastrar em nosso site, você pode usar durante 7 dias Sem Custo todos os nossos serviços. Envie currículos ilimitados, veja quem visualizou o seu currículo e acompanhe o andamento do processo seletivo. Aproveite essa oportunidade e conquiste o seu espaço no mercado de trabalho!
Conheça as vagas que mais contratam pessoas com acima de 50 anos de idade
O cenário atual pode não ser muito animador, mas isso não significa que as vagas não existem. Por isso, separamos quais são as áreas que mais contratam pessoas acima dos 50 anos de idade. Veja as vagas abaixo:
- Programador;
- Analista de Recrutamento e Seleção;
- Analista de Sistemas;
- Consultor de Crédito Imobiliário;
- Analista fiscal.
Talvez você olhe para essas vagas e pense: “Eu nunca trabalhei nessa área, não vou conseguir!”
Não pense dessa forma! Muitas empresas que contratam pessoas mais velhas, contam com programas de treinamento para capacitar esses profissionais. Então, não tenha medo do novo, esteja pronto para os desafios e conquiste a sua vaga.
E caso perceba que a sua capacidade está sendo questionada por causa da idade, siga essas dicas:
- Mantenha a calma e lembre-se da sua capacidade;
- Reforce ao recrutador sobre a sua experiência;
- Comprometimento e responsabilidade vem no pacote com a idade ?
- Mostre que você está aberto (a) a novos aprendizados;
- Demonstre que tem inteligência emocional.
Comentários 0 comentário