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Gostaria de uma orientação para que consiga crescer na empresa em que
trabalho. Tenho muita experiência e conhecimento no que faço, porém não venho obtendo devido reconhecimento profissional. Tenho um gerente que mesmo não tendo conhecimento, ignora completamente minhas sugestões de melhoria para aumentar a produtividade. Ele acha que ser líder é ser autoritário, desprezando valores humanos. Não se importa em melhorar as condições de trabalho e segurança de pessoal. O que fazer para conquistar respeito profissional?
Adão Emidio
 
Resposta:
Adão,
Você parece ser um profissional muito comprometido e responsável. Eu imagino três alternativas para o seu problema:
a)conquistar a confiança do seu chefe e mostrar sua grande contribuição
b)fazer seu marketing pessoal dentro da organização para que outras “diretorias” percebam o resultado de seu trabalho e proponham uma mudança interna
c)procurar outros lugares onde você seja mais reconhecido e que
precisem de um profissional como você
Agora vamos analisá-las:
a) Para conquistar o respeito do seu chefe, você precisa conversar e jogar limpo. Só entendendo as expectativas dele quanto ao seu trabalho e os objetivos dele quanto a área e a você é que será possível criar harmonia no trabalho dos dois. Considere que ele também pode se sentir ameaçado pela sua competência.
Neste caso, dificilmente valorizará seu trabalho. Tente ter uma conversa
franca, colocando também suas expectativas, mas procure não acusar. Mencione os fatos e não os seus julgamentos pessoais sobre o estilo de
liderança dele, para que ele possa ouvir sem precisar se defender. O importante é mostrar que a sua competência pode ser utilizada em benefício dos dois e da organização, e que ela não constitui uma ameaça.
Lembre-se de que para ter uma conversa tranparente, os dois precisam querer e estar dispostos a se entender.
b) Sua capacidade de relacionamento será muito testada caso prefira tentar uma mudança interna. Seja hábil o suficiente para fazer-se conhecido e valorizado pela diretoria da área em que pretende trabalhar. Isso deve ser feito de maneira sutil, para evitar que seu chefe “aborte” a operação e se sinta traído. A oportunidade de conseguir um convite para trabalhar em outra área, ou a possibilidade de participar de um recrutamento interno, devem surgir naturalmente, como prova do reconhecimento pelo seu trabalho – exatamente o que o seu chefe não faz – e não como uma armação planejada por você.
c) Se as suas tentativas de paz com seu chefe e com a empresa não derem certo, é hora de procurar um lugar onde se sinta bem, produtivo e reconhecido. Portanto, distribua seu currículo, procure boas oportunidades na internet, junto à sua rede de relacionamentos e empresas especializadas em recrutamento e seleção. Porém, faça isso com cautela para não se expor em demasia. Ainda assim, se você tentar um acordo antes de procurar outro emprego, seu chefe não poderá acusá-lo de “traição” caso saiba das suas novas intenções.
Boa sorte! E lembre-se de que o bom senso é sempre um aliado em qualquer
alternativa.
Adriana Fellipelli

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