Prezada Elaine. Tenho 30 anos e como principal objetivo atuar na área de Jornalismo. Atualmente, trabalho como revisora em um jornal local, dois dias por semana, mas, aqui no município, não há oportunidades sequer de encontrar uma atividade complementar nessa área. 1- Como agir nesse caso, já que as vagas existentes estão em outros municípios?
2 – Outra dúvida. Não sei se cabe a você responder: até agora, tive apenas empregos temporários, a maioria fora de minha área de formação. Trabalhei nos dois últimos Censos do IBGE como Supervisora; contribuí na digitação, formatação e revisão de um livro, já publicado; cobri férias de uma secretária de médico; atuei como escriturária por dois meses em um banco; o primeiro emprego foi de repórter em outro jornal local. Além disso, formato trabalhos de faculdade nas normas da ABNT e assessoro na administração do condomínio onde moro. Como adequar essas experiências à busca de vagas em outras áreas, no caso na cidade onde moro? E a que áreas poderia me candidatar?
3 – Em caso específico, como posso colocar nas redes sociais sobre a formatação de trabalhos e a revisão ortográfica e gramatical? Também penso nisso como atividade complementar. Obrigada pela atenção!
Atenciosamente,
Graziele Pastore
Veranópolis – RS
Resposta:
Prezada Graziele,
1- Para muitas carreiras as maiores chances de crescimento realmente se encontram nas grandes capitais. Entendo que você tem vontade de construir sua carreira em uma empresa de mídia com expressão e porte, uma vez que somente em uma empresa assim você poderá galgar cargos maiores. Sua experiência local pode construir uma boa base para ajudar nessa sua projeção para algo maior. Porém é importante você ter a consciência que em algum momento terá de fazer essa opção, entre ficar em seu município ou buscar uma oportunidade fora dele. Para isso é importante planejar-se em termos financeiros, familiares e de estruturação de sua vida como um todo. Quando você estiver pronta comece a contatar as grandes empresas de mídia do país, enviar seu material curricular, contatar as pessoas que você conhece e disponibilizar-se para uma mudança física. Quando planejamos esse tipo de movimento com antecedência ele fica menos impactante e mais proveitoso. Boa sorte.
2- O ideal é você agrupar no currículo as atividades que são similares: as que você atuou como repórter, revisora de textos e livros e formatação de trabalhos escolares segundo norma as da ABNT. Perceba que estas atividades estão relacionadas com a área de jornalismo e/ou atividades voltadas a manipulação de textos ou documentos. Entendo que você tenha uma habilidade e que goste de realizar este tipo de tarefa. É baseado nessas competências que seu currículo deve ser elaborado para que o leitor compreenda sua experiência pregressa e no que você pode contribuir. Mencionar as outras áreas não é uma boa opção pois deixará o leitor do currículo confuso em relação em que você deseja atuar.
3- Apenas mencione que você tem experiência e/ou expertise nas revisão e formatação de textos e documentos. Acrescente que você pode prestar este trabalho para pessoas físicas ou pessoas jurídicas de forma pontual ou continua.
Boa Sorte!
Elaine Saad
Como complementar a renda na minha profissão?
Prezada Elaine. Tenho 30 anos e como principal objetivo atuar na área de Jornalismo. Atualmente, trabalho como revisora em um jornal local, dois dias por semana, mas, aqui no município, não há oportunidades sequer de encontrar uma atividade complementar nessa área. 1- Como agir nesse caso, já que as vagas existentes estão em outros municípios? […]
Avalie:
Comentários 0 comentário