Apesar de muitas não admitirem, cada vez mais, as empresas utilizam as redes sociais no processo de seleção de candidatos. O que era para ser apenas divertimento, também se tornou uma ferramenta de recrutamento.
As redes sociais vieram como uma forma de entretenimento e de criar relações, mas também é uma forma das pessoas se conhecerem, principalmente os recrutadores que querem saber mais sobre os candidatos.
O que você compartilha, como interage com as pessoas, entre outros pontos podem influenciar as suas chances de conseguir um emprego. Saiba quais são as boas práticas e o que você deve fazer para usar as redes sociais a favor para conseguir a sua vaga.
Faça publicações com fontes confiáveis
Quando você compartilha uma notícia, você tem certeza de que ela é confiável? A luta contra as fake news é muito importante e o fato de uma pessoa frequentemente postar informações falsas pode causar uma péssima impressão ao recrutador. Uma vez ou outra isso pode acontecer, afinal, pode ser que a pessoa não tenha a intenção. Mas se isso é algo constante, o recrutador pode entender que aquele candidato não é uma pessoa confiável.
Por isso, tenha cautela no compartilhamento de informações, procure pessoas que são autoridades no assunto e busque sites que são fontes confiáveis de informações. Mensagens falsas podem prejudicar outras pessoas e a sua própria imagem.
Cuidado como você interage com as pessoas
Outro ponto muito importante é a forma como você interage com os outros. Muitas pessoas acham que a internet é “terra de ninguém”, mas não é bem assim. Discursos de ódio, racismo, misoginia, entre outros são crime. Quando alguém faz isso, nenhuma empresa vai se interessar, afinal, se uma pessoa assim é contratada, pode influenciar de forma negativa a imagem da corporação.
As organizações enxergaram nas redes sociais uma fonte de pesquisa para obter mais assertividade no processo de seleção, onde muitas vezes o profissional não se dá conta que é prejulgado pelo conteúdo que posta e através das fotos. Todos merecem respeito e isso inclui as suas interações nas redes sociais.
Meme é bom, mas tenha cuidado
Quem nunca postou um meme que atire a primeira pedra, não é mesmo? Memes têm a intenção de ser divertidos e podem até mesmo trazer alguma informação, mas por que eles podem te prejudicar para conseguir um emprego?
Imagine que você mandou o currículo para trabalhar em uma loja de shopping, mas sempre posta que não gosta de trabalhar aos finais de semana. Ou aquele famoso exemplo em que o candidato diz que adora trabalhar em equipe, mas posta memes que mostram algo totalmente diferente.
Brincar não faz mal a ninguém e com certeza, a maioria já postou algo do tipo. A dica é ter cuidado com o excesso e se possível, tentar evitar esse tipo de meme enquanto está procurando emprego.
Informe sempre os créditos
Nós já falamos sobre a importância de compartilhar informações de confiança, mas também é importante informar os créditos. Isso vale para páginas de notícias, mas também para qualquer outro tipo de página.
Por exemplo, sabe aquela frase que você gostou e viu em uma página específica? Então, se o autor é o dono da página, lembre de mencionar na hora de compartilhar. Isso vale também para trechos de livros, pesquisas, estudos, imagens e qualquer outro tipo de conteúdo.
Quando alguém posta algo e se diz autor, mesmo não sendo, isso é plágio. Caso o recrutador veja algo do tipo, vai perceber que a conduta do candidato não é correta e pode ser mais um motivo para não contratar.
Saiba o que expor e como expor
Muitas pessoas gostam de compartilhar o seu dia a dia com seus seguidores nas redes sociais, mas o que expor? Nessa hora é preciso ter clareza do que você deseja ao fazer isso nas redes sociais, lembrando que as pessoas podem comentar o que quiserem, sendo algo positivo ou não.
A dica é ter cuidado para não expor demais a sua vida íntima, como problemas conjugais, financeiros e etc. Se você vive reclamando de tudo e de todos, isso também é um ponto negativo para o recrutador, afinal, ninguém vai querer trabalhar com uma pessoa que vive reclamando.
Dica – Use as redes sociais para procurar vagas de emprego
Os recrutadores podem usar as suas redes sociais como uma vitrine para conhecer mais da personalidade do candidato. Ao seguir as boas maneiras na internet, as suas chances de ser notado pelo recrutador aumentam. Mas você também pode usar as suas redes sociais para procurar emprego.
Você já conhece o perfil do site Empregos no LinkedIn? Além de compartilhar várias dicas sobre o mercado de trabalho, você também fica por dentro das vagas que divulgamos.
E se você já tem cadastro conosco, aproveite e atualize o seu currículo. Ao usar os 7 dias sem custo você pode seguir quantas empresas quiser e receber em primeira mão as vagas divulgadas.
Comentários 0 comentário