Carreiras | Empregos

Mudei de São Paulo para Porto Alegre recentemente, em São Paulo fazia faculdade de jornalismo e agora tenho que decidir se retorno ao curso ou mudo para outro. O problema é que não me enquadro no mercado das grandes empresas, sou inquieta, contestadora, detesto pressão corporativa, horários muito definidos, sou criativa e rotina demais me estressa. Gostaria de uma
análise e saber mais sobre a área de RP, acredito que seja uma opção mais empregável.
Camila Rodrigues Martins
 
Resposta:
Camila,
Acho muito importante você ter consciência de que tem um determinado perfil e que ele deve ser respeitado para que você possa ser feliz, mais produtiva e criativa no que vai se propor a fazer. Se conhecer, ajuda bastante na adaptação profissional, na análise das empresas que deseja trabalhar no futuro.
Agora tem outro aspecto muito importante que é o que você gosta de fazer, se é jornalismo ou RP, são funções diferentes, com objetivos diferentes, mas que ambas podem ser alvo do seu estilo de trabalho, ou seja, você pode em todas elas escolher ambientes onde você possa exercer sua habilidade natural de gerenciar seu dia a dia.
Minha sugestão é que você primeiro escolha a sua profissão e depois, no trabalho respeitar a sua maneira de ser, que será adaptado naturalmente.
Para escolher se prefere jornalismo ou Relações Públicas, seria bom procurar profissionais dessas áreas para conhecê-las melhor. Como você estava cursando jornalismo, acabou tendo maior conhecimento desse segmento e menos de Relações Públicas, então seria interessante você analisar o curso, ir nas faculdades que possuem RP em Porto Alegre, ver as matérias, ver se têm afinidades com elas, tentar falar com os professores, ver quais as empresas contratam profissionais de RP, quais os perfis dessas empresas.
Tente também lembrar quais os motivos que te levaram a cursar o jornalismo, se enquanto cursava as suas expectativas continuavam as mesmas ou mudaram. Pense nesse período que cursou, sobre o que ouviu dos seus colegas e professores sobre o curso de jornalismo e compare com seus anseios profissionais futuros para ver qual profissão é mais próxima de seus anseios, de RP ou Jornalismo.
Além de você analisar as características de cada profissão, você precisa pensar no seu perfil profissional, para com as informações sobre as características de cada profissão, você poder escolher qual mais tem a ver com seu jeito de ser e projetos futuros.
Você diz ter um perfil mais autônomo, que gosta de mais independência profissional, sem pressão demasiada. Empresas mais conservadoras podem pressionar menos, mas têm horários de trabalhos mais definidos. Redações de jornais trazem horários mais maleáveis, mas pressão demasiada. Então é importante você definir o que é mais prioridade no seu comportamento para que busque uma profissão e uma colocação que a respeite e a faça feliz.
Na análise de suas características, você pode achar que consegue se adaptar a horários definidos, desde que a empresa não tenha pressão demasiada, ou o contrário. Prefere trabalhar numa redação de jornal, porque tem horários diferenciados, e que acaba se adaptando a exagerada pressão. Por isso precisa realmente conhecer melhor as atuações de cada profissão. Enfim, faça uma análise profunda de suas aptidões, anseios, aquilo que você abriria mão por um bom emprego e aquilo que você a deixaria insatisfeita, para definir melhor qual curso seguir e as diretrizes da sua carreira.
Boa sorte,
Adriana Fellipelli

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.