Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Qual a melhor forma de buscar emprego? Pelos sites da internet, contratando serviços de uma consultoria, enviando um “spam” com seu currículo para todos os amigos e conhecidos? Na verdade, não há uma fórmula pronta, mas existem alguns procedimentos que são necessários e podem fazer você conseguir a tão sonhada vaga mais rapidamente.
Antes de mais nada, você precisa ter em mente pontos relativos à sua carreira e habilidades pessoais para ressaltar no currículo e em uma futura conversa. Isso fará com que você fique mais confiante e fique preparado para possíveis sucessos e fracassos. Lembre-se que a primeira pessoa que precisa acreditar que você é capaz é você mesmo. Caso contrário, como passar para os selecionadores que você é a pessoa mais indicada para aquele cargo?
Mas, além da autoconfiança, é interessante você seguir um pequeno roteiro para ter sucesso na busca de emprego, que pode ter mais ou menos tópicos, dependendo do seu objetivo profissional e de como quer trabalhar. Com a orientação de Laerte Cordeiro, diretor-presidente da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos , selecionamos alguns pontos importantes a serem analisados depois de ir em busca de emprego. Leia cada um deles e selecione somente aqueles nos quais sua resposta for “sim”:

Estabeleci um objetivo claro de carreira para a minha recolocação?
Elaborei um currículo objetivo e compatível com a minha função e meu potencial?
Preparei-me adequadamente para enfrentar os processos seletivos?
Preparei-me psicologicamente para este momento de transição? Estou confiante e tenho consciência do meu potencial?
Estou desenvolvendo um processo eficaz de divulgação do meu nome no mercado?
Procurei adequadamente as pessoas que fazem parte do meu networking, para entregar meu currículo e receber indicações de possíveis vagas?
Procurei vagas em classificados de jornais e revistas especializadas?
Coloquei meu currículo nos sites de emprego da internet?
Busquei vagas nos sites de emprego e portais corporativos das empresas?
Fiz uma mala direta para as empresas que considero alvo no meu projeto de recolocação?
Encaminhei meu currículo para as principais agências de emprego e headhunting?

Total dos itens assinalados:
Se você marcou mais de seis pontos, parabéns! Você fez uma busca de emprego correta, usou todas as alternativas possíveis e, caso ainda não tenha achado a vaga, não é por falta de aplicação na busca por emprego. Lembre-se que hoje em dia o mercado está muito retraído e conquistar uma vaga não é tarefa fácil. Não se desespere e pegue a primeira coisa que surgir, você pode se arrepender mais tarde.
Caso não tenha atingido o mínimo de seis pontos, fique atento. É hora de repensar o que você está fazendo para conseguir uma recolocação, e a tornar o processo de buscar um emprego algo profissional. Encare a busca como um trabalho, onde a meta é conseguir um emprego em X meses. Assim você terá mais disciplina e não vai perder o foco no processo.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.