Carreiras | Empregos

por Juliana Ricci
Chief Executive Office. Três palavras que podem mudar ou consolidar a sua carreira profissional. À bordo da sigla CEO, você tem o poder – e a responsabilidade – de comandar uma empresa.
Tentador, não é? Pois a perspectiva de sucesso dos profissionais brasileiros nessa atividade é tão grande que a Revista Você S.A., em parceria com a consultoria Korn Ferry e o Programa de Estudos do Futuro (PROFUTURO-FIA/USP), criou o concurso “CEOs do Futuro”.
O objetivo é selecionar 20 jovens executivos com potencial para se tornarem líderes empresariais de sucesso. A seleção será feita com base nos critérios estabelecidos por uma pesquisa realizada a partir da técnica Delphi de previsão futura, utilizada pelo PROFUTURO para fazer projeções de longo prazo em ambientes de grandes mudanças.
Foram entrevistadas 362 pessoas entre CEOs, diretores e gerentes de Recursos Humanos de empresas como Merrill Lynch, Epson do Brasil, Lucent Technologies, Ford, Petrobrás e Rhodia, além de internautas que encontraram as perguntas na internet.
O questionário foi desenvolvido a partir dos critérios utilizados pela Korn Ferry em seu sistema internacional de análise profissional. A partir das respostas, foram definidos os requisitos necessários para ser um CEO. Confira:
Orientação permanente para resultados
Postura inovadora
84%
Contribuição efetiva em processos de decisão
75%
Qualificação técnica e funcional
Possuir visão estratégica global do seu negócio
90%
Fluente em pelo menos português, inglês e espanhol
68%
Capacidade de negociar e gerenciar alianças e parcerias internacionais
67%
Capacidade intelectual
53%
Competência organizacional
51%
Capacidade de distinguir o que é relevante
Ter visão e ser orientado para o futuro
87%
Antecipar tendências
80%
Reconhecer competências
77%
Inteligência Emocional
Habilidades de liderança e trabalho em equipe
44%
Habilidades de relacionamento interpessoal
26%
Saber conciliar vida profissional e familiar
12%
Forma mais adequada de conduzir a carreira, para alcançar a posição de CEO nos próximos 10 anos
Trabalhar em muitas empresas em diferentes setores, ganhando uma visão diversificada da gestão
45%
Trabalhar em poucas empresas, passando por diversas áreas funcionais, ganhando uma visão generalista dentro de uma empresa e setor
45%
Como o executivo deve se preparar e adquirir os conhecimentos e habilidades necessários
MBA no Brasil, enquanto trabalha
74%
Participação freqüente em cursos avançados (finanças, marketing, RH, etc) no Brasil e/ou no exterior (1 a 4 semanas)
63%
Viagens de trabalho e/ou estágios profissionais de curta duração no exterior
50%
Obs: Foram considerados os critérios que receberam 50% ou mais votos (com exceção do item “Inteligência Emocional”). Eles servirão para selecionar os profissionais para a próxima etapa do concurso.
Para Renata Giovinazzo, economista e pesquisadora que coordenou a pesquisa, não existe uma fórmula para ser CEO, mas a característica mais importante e essencial é ser generalista. “É preciso ser generalista tanto no sentido de conhecer várias áreas das empresas e dos mercados, como no sentido do auto-desenvolvimento, já que será preciso investir em vários campos como habilidades, características, experiência e conhecimentos técnicos”, explica Renata.
Conheça outras opiniões dos Diretores de RH e CEOs entrevistados sobre o perfil do CEO ideal:
Perfil
Positivo e auto-confiante
Integridade nos atos e nas decisões
Ética pessoal e profissional
Flexibilidade – capacidade de mudar de rumo rapidamente
Coragem para assumir riscos
Habilidades
Multiespecialista
Iniciativa
Discernimento
Comunicação
Gerir resultados por meio das pessoas
Construção e manutenção de Capital Social
Persuasão
Administrar a produtividade pessoal, sempre atento ao fator tempo e buscando estar concentrado no momento presente da empresa
Reagir pró-ativamente e rapidamente em crises
Mapear os fatores externos que influenciam os seus negócios
Foco
Nas peculiaridades do mercado e cultura local, elaborando produtos e estratégias que visem este nicho específico (baixa renda, população alta, nível de poupança baixo, pensamento a curto prazo, etc.) ao mesmo tempo trazendo o know-how internacional
Eliminar custos não necessários
Só manter atividades que agreguem valor à empresa
Conhecimento
Formação acadêmica forte e atualizada. No caso de procurar um MBA no exterior, é preciso avaliar se o momento é propício para se ausentar e também escolher uma universidade com conteúdo reconhecido
Tecnologia
Outra questão fundamental na vida de um CEO de sucesso é fazer-se presente em fóruns de discussão, entidades de classe e de profissionais, visando obter conhecimento e transmitir sua experiência pessoal e profissional para a melhoria das condições de trabalho na comunidade em que ele atue.
Dos currículos recebidos pela Korn Ferry, 40 serão escolhidos para participar de entrevistas individuais e 20 deles receberão o título de CEO do Futuro. Os vencedores farão um curso em fevereiro de 2002, com duração de 40 horas/aula, desenvolvido pela FIA (Fundação Instituto de Administração)/USP com o objetivo de prepará-los para assumir futuros cargos de direção.
Leia mais:
Eu, CEO

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.