A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório e um dos únicos a reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a vida funcional do trabalhador . Durante muito tempo, o documento em papel registrava informações importantes como: cargo, nome da empresa, período de trabalho e remuneração, mas com o avanço da tecnologia , a versão digital consegue substituir a impressa com melhor desempenho.
Embora já exista desde 2017, é comum ainda ter dúvidas de como funciona a carteira digital. Por isso, criamos um passo a passo para te ajudar a como ter acesso a sua carteira pelo seu smartphone.
1.Como baixar o aplicativo
Para baixar a sua carteira de trabalho digital é preciso ter um celular smartphone. Se o seu celular é do sistema Android, é só acessar o aplicativo Play Store e digitar “Carteira de Trabalho Digital” na aba de pesquisa e clicar em baixar. Caso seja do sistema IOS (iPhone), acesse o aplicativo Apple Store.
2.Login
O segundo passo é cadastrar a carteira digital. Para isso, é necessário criar um login e senha. Geralmente, você pode usar o número do seu CPF, mas também existem outras opções, como: fazer login com seu banco ou usar o seu certificado digital em nuvem. Vamos usar o exemplo de login utilizando o CPF, veja:
- Digite o nº do seu CPF
- Crie a sua senha (importante que tenha letras, números e símbolos)
Além do acesso pelo celular, você também pode fazer esse processo utilizando o seu computador por meio do link https://servicos.mte.gov.br/.
3.Acesso
Quando tiver o seu acesso liberado, no aplicativo você vai ver opções como:
- Início;
- Contratos;
- Enviar;
- Benefícios;
- Mais.
Início: São apresentadas algumas notificações. Nesta parte também você pode adicionar uma foto e ver suas informações pessoais.
Contratos: Você tem acesso a todos os seus contratos com informações do nome de empresas que trabalhou ou trabalha, data de admissão e demissão, entre outras informações.
Enviar: Você pode selecionar os itens que deseja enviar, como dados pessoais e contratos de trabalho. Além disso, também pode ter uma visualização da sua carteira em PDF.
Benefícios: Nesta opção você pode solicitar ou consultar os benefícios que podem estar disponíveis.
Mais: Aqui você tem acesso a mais informações, como política de privacidades, principais dúvidas e avaliar o aplicativo.
Quais as principais vantagens de utilizar a carteira de trabalho digital?
A criação do aplicativo veio com o propósito de facilitar a vida do trabalhador e também dos empregadores. Por exemplo, na área de contratos você consegue visualizar todas as informações dos seus contratos. Caso tenha alguma informação divergente, como o nome do cargo errado, você mesmo pode solicitar a correção sem a necessidade de ir a uma unidade de atendimento.
Além disso, com a carteira de trabalho digital você também pode ter acesso às informações dos seus benefícios, como:
- Seguro-desemprego;
- Abono Salarial;
- Benefício Emergencial.
Você pode solicitar os benefícios (caso tenha direito) e ver informações de parcelas e dados bancários para o depósito do benefício.
Para as empresas, o que muda?
Com a CTPS digital, também ficou muito mais fácil e menos burocrático para as empresas. Todas as anotações que eram realizadas antes, como admissões, demissões e outros tipos de dados, agora são feitas pelo e-Social.
Outra mudança é que não é mais exigido a numeração de 8 dígitos (nº de identificação e série). Agora, basta digitar o CPF do empregado, inserir as informações no e-Social e em até 48 horas, os dados aparecem na carteira de trabalho digital.
O que fazer com a sua CTPS antiga?
Agora que todos têm o acesso digitalmente, fica a dúvida do que fazer com o documento físico. Será que ele ainda é válido ou não? Por ser um documento, é recomendado que a carteira de trabalho antiga fique guardada.
A versão física só será solicitada quando o trabalhador for contratado por órgãos públicos e organismos internacionais. Se esse é o seu caso, você deve acessar o portal do governo e seguir o passo a passo indicado.
Comentários 0 comentário