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por Camila Micheletti
A Tokio Marine Seguradora é a maior empresa do setor no Japão e a sétima do mundo. Está presente em 43 países e emprega cerca de 15 mil funcionários, sendo que 430 deles estão no Brasil. Atua no mercado brasileiro há 116 anos e foi a primeira companhia do setor no País a obter a certificação ISO 9002 para todas as áreas. Sua sede está localizada em São Paulo e possui filiais e sucursais em Belo Horizonte, Blumenau, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Santos.
Você imagina uma empresa desse porte com um departamento de RH funcionando como Departamento Pessoal? Esta era a realidade na TokioMarine até dois anos atrás. Foi quando começou uma série de mudanças na organização, sendo que a mais significativa delas ocorreu no RH. “O nosso RH antes era mais voltado para o departamento pessoal, para as atividades legais e democráticas”, afirma o analista de RH Carlos Alberto Fernandes da Silva. As mudanças foram tão representativas e signficaram tanto para a organização que ganhou prêmios e virou case. O primeiro deles foi a participação na lista das “Melhores Empresas para se Trabalhar”, das Revistas Exame/ Você SA, em 2003 e em 2004. Foi com o título “De departamento pessoal a uma das melhores empresas para se trabalhar” que o gerente de RH Leo Mizoe faturou também o prêmio Destaque RH 2004, da Gestão & RH Editora, cuja premiação ocorreu em Novembro em São Paulo.
Apesar da pouca idade -Carlos tem apenas 27 anos-, o analista vem trilhando uma carreira de sucesso em Recursos Humanos. Já atuou em empresas de serviços, indústrias e também consultoria. Está há dois anos na Tokiomarine, e, com um apenas um ano de casado, planeja ter um filho em um ano e meio. Atualmente cursa pós-graduação em Administração de Empresas com ênfase em RH, na PUC/SP.
Nesta entrevista, Carlos Alberto fala do case vencedor e detalha as políticas de RH da empresa, entre outros assuntos. Confira!
Empregos.com.br – Por que a empresa ganhou o prêmio?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Ganhou em função da transformação da realidade que houve com as mudanças no RH. O nosso RH antes era mais voltado para o departamento pessoal, para as atividades legais e democráticas, de pagamentos, férias e recisões. Todas as políticas de RH foram desenvolvidas aqui, estão baseadas em ferramentas estratégicas, como a avaliação de desempenho 360º e as metas, estruturadas em cima do conceito de Balanced Scorecard. Toda a avaliação é sempre linkada com o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, dessa forma conseguimos unir as competências de cada um com a estratégia da companhia.
Empregos.com.br – O RH na Tokio Marine é estratégico, está vinculado ao business? Porquê?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Sim. Antes, o RH não era visto com bons olhos na empresa, não havia um alinhamento entre a organização e os funcionários. A mudança no RH permitiu que a empresa criasse ferramentas para detectar deficiências e desenvolvesse metas não tão abstratas. Mas, mesmo antes da reestruturação do RH, a empresa sempre teve uma grande preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores. O grêmio, por exemplo, existe há mais de 20 anos.
Empregos.com.br – Que outros benefícios a empresa oferece aos seus funcionários?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Temos médico, dentista e fisioterapeuta disponível para todos, sem qualquer custo, café-da-manhã das 7h às 8h20 todos os dias, sala de integração com jogos e TV. Não temos uma remuneração agressiva, mas o salário é bem satisfatório. O pacote de benefícios inclui ainda um programa de ginástica laboral, que prevê a realização de exercícios físicos todos os dias e massagem duas vezes por mês. Vale ressaltar, por fim, o clima da empresa, que privilegia a política de portas abertas, com uma certa informalidade e “camaradagem” entre os pares.
Empregos.com.br – A Tokio utiliza a remuneração variável?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Não. Nós temos PLR, o diferencial é que, além do PLR estipulado pela convenção, pago em janeiro, damos um salário a mais para cada funcionário.
Empregos.com.br – O slogan da empresa para o biênio 2004-2005 foi “Ação com resultado”. Quais os objetivos do programa? Estão sendo atingidos?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – É um conjunto de ações que envolve a área de vendas (produção); a redução da sinistralidade, que é o prejuízo para a companhia, e das despesas administrativas.
Empregos.com.br – O que é o programa “Sugestões Premiadas”?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Tudo que possa melhorar o clima organizacional de alguma forma é colocado como sugestão pelos colaboradores. Abaixo da coordenação, todos participam. As melhores sugestões, não só aquelas que revertem lucro para a empresa, são premiadas. Melhorias não quantitativas valem dois ingressos para o cinema; de 100 a 500 reais de economia ganha um jantar ou dois ingressos para o Hopi Hari; e aquelas sugestões que economizam acima de 500 reais valem bens até 2.000 reais. Foram 32 sugestões premiadas aprovadas em 2003.
Empregos.com.br – Você pode dar um exemplo de sugestão que foi premiada?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Como exemplo, podemos citar a sugestão dada para a criação dos treinamentos internos e a criação do “SASI” (Sinistro Auto Simplificado), que é um posto de atendimento integrado que oferece aos segurados da Tokio Marine, agilizando e facilitando o conserto ou indenização do veículo.
Empregos.com.br – Quanto foi o faturamento? Houve aumento no quadro de funcionários? Qual a previsão para 2005?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – O faturamento foi de R$ 196 milhões e 40 mil. A empresa fechou o primeiro semestre de 2004 com lucro de R$ 4,8 milhões, índice combinado ampliado de 94, 5% e prêmios ganhos de R$ 99,2 milhões. Os prêmios são as vendas, o que foi vendido de seguros neste período de tempo.
Empregos.com.br – Quanto que a Tokio do Brasil responde pelo faturamento mundial da empresa?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – O percentual de participação da filial brasileira sobre o faturamento mundial é de 0,5%.
Empregos.com.br – A Tokio Marine foi uma das 30 companhias classificadas pela revista Exame dentro do prêmio “Empresas Brasileiras Intra-Empreendedoras”, promovido em conjunto com o Instituto Brasileiro de Intra-Empreendedorismo (IBIE). Como é possível valorizar e colocar em prática o empreendedorismo na empresa? Isso também é função do RH?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Isso é posssível através do estímulo à criatividade e participação ativa dos colaboradores, o que fazemos com o programa de sugestões premiadas. A empresa precisa criar uma situação favorável para que as pessoas participem e possam ser empreendedoras. A função do RH é fazer esse alinhamento da empresa com os funcionários.
Empregos.com.br – Qual é o papel do profissional de RH?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – O profissional de RH deve ter um conhecimento multidisciplinar sobre vários assuntos. É função dele alinhar dados para a empresa e para o funcionário, e ser um parceiro dos dois.
Empregos.com.br – Quais características você considera mais importantes nesse profissional?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Deve ter muita criatividade, visão de futuro, iniciativa, capacidade de negociar, ser uma pessoa íntegra e, claro, conhecimento técnico.
Empregos.com.br – Quanto a empresa investe anualmente em treinamento? O budget de treinamento sofre oscilações em momentos de crise?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – Os gastos com treinamento em 2003 foram de aproximadamente R$ 200.000,00. A Tokio Marine pode eventualmente revisar a verba para treinamento ao longo do ano, no caso de haver situações adversas nos resultados. Todavia, esta ação só é tomada como último recurso. Como alternativa para redução de custo, busca-se utilizar a figura do multiplicador interno (colaboradores altamente capacitados que passam a ministrar cursos internamente, como, por exemplo, de informática e técnicos de seguros).
Empregos.com.br – Qual é o turn-over?
Carlos Alberto Fernandes da Silva – 27,9% em 2003. Este número é decorrente principalmente de avanços tecnológicos.

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