Carreiras | Empregos

Você está acostumado a ler aqui, dicas sobre como ter sucesso durante a entrevista de emprego – como se preparar, o que vestir, como agir, o que não dizer, etc.
Agora, que tal se colocar no lugar do selecionador e descobrir quais são os tipos de candidatos mais irritantes? Os especialistas João Pedro Caiado , presidente da Human Coaching Consultant, e Lucila Quintino, headhunter da Grace & Co.Executive Search, revelaram alguns perfis de candidatos que, além de aborrecerem profundamente o entrevistador, têm pouquíssimas chances de conquistar a tão sonhada vaga. Se você perceber que algumas características suas constam na lista, faça uma profunda auto-avaliação e reveja suas atitudes imediatamente. Na busca por um emprego, qualquer deslize pode minar suas chances de sucesso. Confira abaixo os candidatos que mais irritam os entrevistadores e saiba qual deve ser a postura correta.
O Maldoso – Em tempos em que a ética é cada vez mais valorizada no meio empresarial, falar mal do emprego anterior, assim como de colegas ou superiores, é uma gafe que pode lhe custar caro. Dificilmente você será aprovado na entrevista se fizer isso, pois essa atitude demonstra pouca confiabilidade.
Solução: Nunca, em hipótese alguma, fale mal da empresa anterior ou revele informações confidenciais sobre ela.
O Sujinho – Unha suja, mau cheiro, mau hálito… Pode acreditar, há pessoas que não se importam muito com a higiene pessoal mesmo em um momento tão importante como a entrevista de emprego. Muito cuidado, pois esse é apontado pelos especialistas como um dos piores tipos de candidato. “Se ele já é ‘sujinho’ na entrevista, imagine quando começar a trabalhar”, diz Caiado.
Solução: Cuidar da higiene é fundamental a qualquer hora, pois alguém sempre irá reparar. Isso vale também para a aparência em geral, incluindo roupas.
O Atrasado – Um dos tipos mais comuns de candidatos, o Atrasado pode queimar seu filme com o empregador se o descaso com o horário ultrapassar os limites do bom-senso. Lembre-se de que recrutadores preferem contratar um profissional disciplinado a alguém que não dá muito valor a seus compromissos.
Solução: Tente ser o mais pontual possível, sempre. Mas, se por ventura estiver atrasado, ligue e avise o selecionador o quanto antes.
O Falastrão e o Mudinho – Dois tipos que irritam profundamente o recrutador. Mais comum, o Falastrão não dá espaço para que o outro interaja e tende a ser confuso em seu discurso. Já o Mudinho responde às perguntas de forma monossilábica, e, por isso mesmo, torna-se uma incógnita para o empregador.
Solução: Seja equilibrado e procure responder o que foi perguntado de forma dinâmica, mas sem exagerar.
O Convencido – Mesmo desempregado, o Convencido não pára de fazer auto-elogios, como se não tivesse defeitos. Aliás, se é perguntado sobre quais são seus defeitos, responde de imediato: “perfeccionismo”. Mal sabe ele que os recrutadores já estão escaldados com esse clichê e não caem mais nessa conversa.
Solução: Estar com a auto-estima em dia é fundamental, mas gabar-se à toa só irá prejudicá-lo. Demonstre confiança e interesse, mas sem extrapolar.
O Mentiroso – Apesar de parecer óbvio que se trata de uma cilada, muitas pessoas mentem sobre suas experiências tanto na entrevista como no currículo. Um dos itens mais recorrentes, segundo Lucila, é a fluência no Inglês. “Muitas vezes atendemos candidatos que dizem no CV possuir inglês avançado e na entrevista se mostraram muito aquém do esperado”.
Solução – Ser honesto é sempre o melhor caminho. Você pode até achar que uma mentirinha poderá ajudá-lo, mas lembre-se de que cedo ou tarde será cobrado sobre a questão.
O Retraído e o Hiperativo – São dois tipos extremos que representam o mesmo problema: deficiência na linguagem corporal. Enquanto o Retraído cruza os braços e olha para baixo, demonstrando pouco interesse e tédio, o hiperativo irrita por gesticular demais, mexer em objetos e olhar a toda hora no relógio – o que revela nervosismo.
Solução: Uma postura correta às vezes vale mais do que palavras. Veja dicas sobre como melhorar sua linguagem corporal.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.