Carreiras | Empregos

Buscar um emprego, exige dedicação e persistência. Nesse período, é normal ficar perdido e não saber por onde começar, ou que fazer exatamente para buscar um emprego de forma eficaz.
A segunda maior queixa dos candidatos, é enviar currículo e não ter retorno das candidaturas.
Existem 3 pontos fundamentais nesse processo que é preciso alinhar, para obter resultados:

  1. Tenha um OBJETIVO definido.

Especifique o que quer, por mais que esteja ansioso e precisando de um emprego, disparar currículos para todos os e-mails e vagas, só aumenta sua frustração. Se você não tem o perfil exigido pela vaga, não vai conseguir nem uma entrevista.
Qual o cargo que busca? Em qual região está (realmente) disposto a trabalhar? Qual salário deseja? Quais suas qualificações e o que precisa desenvolver?
Sabendo o que quer exatamente, é mais fácil para focar nas oportunidades com seu perfil, enviando menos currículos. Isso trará mais resultados.
 

  1. Tenha um CURRÍCULO bem alinhado com seu perfil.

Não basta apenas atualizar o histórico, precisa contar o que fez de mais importante em sua trajetória, quais responsabilidades tinha, os projetos que implementou, os resultados positivos que conseguiu para a empresa.
Não descreva apenas as atividades que exercia, mas o que seu trabalho e talento agregaram às empresas por onde passou. Procure não se estender demais, um CV (currículo vitae) com no máximo 3 páginas para quem tem muita experiência, é o suficiente. Inclua um resumo no início do CV com seus principais conhecimentos e as palavras-chave do cargo que busca.
 

  1. Tenha uma COMUNICAÇÃO assertiva com os selecionadores.

Um e-mail de candidatura é uma conversa, um diálogo, você deve se apresentar e falar de forma individual e cortês com quem está o recebendo. Enviar um texto copiado e colado para todas as vagas e todos os selecionadores, gera uma sensação de desinteresse, como se aquele fosse só mais um e não a oportunidade que realmente busca!
Converse com o selecionador, se apresente e explique o motivo do seu contato. Claro, seja objetivo e use poucos parágrafos, mas diga porquê deseja a vaga e quais suas qualificações e experiências o torna apto para aquela posição. Imagine que está falando pessoalmente com o destinatário, como seria essa apresentação? Você terá muito mais retorno de suas candidaturas.
A recolocação é um processo com várias etapas. Para ter sucesso, você deve adequar não só sua imagem e perfil, mas sua postura. Alinhe todos os fatores necessários e suas chances aumentarão significativamente. Boa sorte! ?
Rodapé Ana Guedes

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.