por Daniele Aronque
Datilografar cartas e memorandos, organizar reuniões, servir cafezinhos, atender telefonemas – já houve um tempo em que essa era a imagem e a função das secretárias.
Para alegria de todas as profissionais da área esse estereótipo ligado à funções operacionais e mecânicas está ficando cada vez mais distante da realidade. Hoje as secretárias exercem um papel estratégico dentro das empresas – é claro que continuam escrevendo cartas, organizando encontros e marcando reuniões – mas cada vez mais estão inseridas no dia-a-dia da empresa, conhecendo e entendendo tudo o que acontece ao seu redor, muitas vezes até influenciando, com bom senso, nas decisões da chefia.
Hoje as secretárias formam um enorme contigente: só no Brasil, são mais de 2 milhões de profissionais que compram, contratam, influenciam decisões e solucionam problemas.
Na opinião de Leida Borba de Moraes, presidente da Fenassec (Federação Nacional das Secretárias e Secretários), essa é uma profissão que vem se transformando, se expandindo e adquirindo nova roupagem, de acordo com a diferentes realidades das empresas em que cada um trabalha.
“Nos últimos anos houve uma retração no mercado para várias profissões, mas a de secretária vem se mantendo estável, já que estamos ligadas à estrutura da empresa e não ao que é produzido, vendido ou negociado”, diz Leida.
Segundo Stefi Maerker, diretora da SEC Secretary Search & Training, os próprios executivos que solicitam os serviços da sua consultoria deixam claro que, se por um lado o poder de decisão das secretárias aumentou, por outro aumentaram as exigências do mercado. “Se a profissional não for organizada, ágil e com espírito de liderança, dificilmente consegue desempenhar sua função”, completa.
As exigências também mudaram muito – antes existia o estereótipo de que a boa aparência definia a boa secretária. Hoje, as exigências na hora da contratação são cada vez maiores: curso específico de secretariado (técnico ou superior), boa redação, habilidade com micro e internet, fluência em no mínimo um idioma além do português… e por aí vai!
“Hoje as secretárias têm que ser muito versáteis para se adaptar às diferentes situações. Encontramos no mercado várias situações, como a secretária atendendo a um só executivo, várias secretárias para um executivo, uma secretária para vários diretores ou gerentes…”, explica Leda.
Panorama do mercado
Número de profissionais no país*: cerca de 2 milhões
Denominação preferida*:
1º Secretária Executiva
2º Assistente Administrativa
3º Secretária
Perfil das Vagas **
Secretárias Bilíngues e Trilíngues: ocupam 90% das vagas oferecidas
Secretárias com inglês intermediário: ocupam 10% das vagas oferecidas
Média Salarial por porte de empresa*
Multinacionais e grande porte
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Máximo
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Mínimo
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Presidência Bi/Trilíngüe |
3.500,00
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2.500,00
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Sênior Bilíngüe |
2.500,00
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1.500,00
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Pleno Bilíngüe |
2.300,00
|
1.300,00
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Júnior Bilíngüe |
1.200,00
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900,00
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Grande e médio porte
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Máximo
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Mínimo
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Senior Português |
1.300,00
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850,00
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Junior Português |
700,00
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400,00
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face=”Arial, Helvetica, sans-serif” color=”#000000″>Pequenas Empresas
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Máximo
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Mínimo
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Secretária |
800,00
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500,00
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*dados da Federação Nacional das Secretárias e Secretários
**dados da consultoria SEC Secretary & Training
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