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As empresas que têm um RH forte e estratégico estão investindo cada vez mais no treinamento e desenvolvimento dos profissionais em Inteligência Emocional.
Controlar e dominar os impulsos negativos emocionais, como ansiedade, frustração, raiva e tristeza, faz com que as pessoas tenham foco para incorporar o autoconhecimento, a autoconsciência e a empatia.
Os resultados são benéficos tanto para a qualidade de vida, como para a produtividade do trabalhador na empresa.
Quem demonstra controle emocional, autoestima elevada e autoconfiança, têm capacidade para identificar várias soluções para os problemas enfrentados no dia a dia.
É notório, por exemplo, que administrar conflitos é uma das competências que mais exige o uso da habilidade ou capacidade emocional, uma vez que é no ato de uma negociação que a pessoa demonstra se tem ou não equilíbrio entre razão e emoção.
O conjunto destas competências é o que podemos chamar de Inteligência Emocional. Elas têm 5 componentes principais.
Confira abaixo qual delas você já tem e quais podem ser aprimoradas:
1-Autopercepção
É a capacidade de autoconhecimento, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.
2-Autocontrole
Capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.
3-Automotivação
Capacidade de motivar a si mesmo e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.
4-Empatia
Trata-se da habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.
5-Práticas sociais
Capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.
E aí? Você possui todas elas? Acha que tem mais alguma que pode contribuir para um bom clima organizacional? Conte para a gente nos comentários!

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