Comprovar a experiência profissional descrita no currículo por meio do portfólio tornou-se uma exigência de grande parte das empresas na hora da contratação, por isso é importante saber o que é e como fazer seu portfólio.
já que permite visualizar os trabalhos realizados pelo profissional ao longo de sua jornada. Os trabalhos mostram de imediato ao contratante as possibilidades de atuação do candidato. Em muitas agências, o portfólio é até um dos critérios para participar do processo seletivo.
O ideal é que a sua “vitrine de trabalhos” seja composta de textos ou layouts já publicados, para vagas de estágio é possível também incluir trabalhos realizados no meio acadêmico.
Com a internet, ficou fácil disseminar o portfólio. As redes sociais, como o Facebook e o Twitter, funcionam como o marketing boca a boca. Podem ser usados para expor as realizações profissionais a todaa sua rede e aos contatos dos seus amigos.
Existem também sites gratuitos onde você monta e apresenta seu portfólio, como o Carbonmade, Deviantart ou Kawek. Caso você queira algo mais simples, o Picasa ou Flickr são indicados também.
Pelas facilidades, o formato digital se tornou um grande aliado na divulgação de trabalhos. Ainda assim, mesmo nos casos em que o portfólio já tenha sido enviado ao recrutador via e-mail por meio de links ou em arquivos anexos, é bom apresentar algumas peças impressas no dia da entrevista de emprego. Selecione trabalhos distintos, que falem de diversos tipos de resoluções.
Veja como fazer seu portfólio em poucos passos:
Separe os bons dos “não tão bons”
Tudo bem que essa não é uma tarefa fácil, afinal é difícil escolher somente alguns dos seus trabalhos, mas ninguém gosta de entrar em um site e ser atolado com centenas de projetos. Primeiro que a pessoa não vai saber para qual olhar e nem saber qual é mais relevante ou não. Então saiba separar seus melhores trabalhos e poste somente eles.
Processo de criação
É bem válido você descrever como foi seu processo de criação em cada projeto, o recrutador valoriza muito isso. Além de mostrar que você tem talento para a coisa, mostra também que você sabe exatamente o porquê você fez aquilo, como interpretou o que foi pedido e chegou ao resultado final.
Mostre quem é você
Tenha uma página ou mesmo um cantinho que diga a respeito do profissional que você é: formação, cursos, prêmios, clientes. Podemos dizer que é um mini currículo, mas bem mais simples e objetivo. O mais importante é contar em quais coisas você é bom e suas habilidades.
No caso de fazer seu portfólio impresso:
• Decida se você pretende usar uma pasta ou fichário que seja adequado para a apresentação do seu portfólio. Este é um passo muito importante, pois a apresentação é tudo.
• Escolha os trabalhos que serão colocados no portfólio e faça a impressão colorida deles, em um papel de boa qualidade.
• Organize-os do mesmo modo que o portfólio digital: os trabalhos que você julga os melhores por último. Tome cuidado para não amassar, sujar ou danificar.
Você precisa fazer com que seu potencial empregador acredite que você é a resposta para resolver os desafios da vaga. A atenção meticulosa aos detalhes necessários para a criação de um bom portfólio mostra que você tem iniciativa e sabe ser profissional.
E na apresentação, seja com um portfólio digital ou impresso, é bacana personalizá-lo de modo que atenda o que a empresa busca, que está baseado na descrição da vaga.
Comentários 0 comentário