Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque
Quem disse que só as grandes executivas são mulheres de sucesso? Saiba que você pode criar sua própria empresa e ganhar “algum” dinheiro com tarefas do dia-a-dia!
As atividades ligadas à prestação de serviços têm se mantido em alta nos últimos anos. Mais especificamente àquelas que atendem ao grande número de pessoas que sofrem de “falta de tempo” – uma coisa comum nos grandes centros.
Para investir na idéia certa, é preciso ficar atenta às necessidades que estão ao seu redor – pode ser a falta de escola ou berçário no bairro, doces e salgados por encomenda, organização de armários, assessoria doméstica, orientação pessoal, decoração – um grande número de oportunidades que estão disponíveis esperando que alguém abra uma brecha no mercado.
Confira algumas idéias que estão por aí e já deram (muito) certo!
Assessoria Doméstica
Com esse nome pomposo, a assessora doméstica é uma profissional que atende pessoas que não tem tempo de cuidar da casa. Ela literalmente organiza tudo – desde listas de compra, organização de despensa, contratação de faxineiras, pagamento de contas até os detalhes de uma jantar ou recepção. Pode-se dizer que é uma versão moderna da governanta, com a vantagem de atender várias casas ao mesmo tempo e cobrar por hora de trabalho…
Orientação Profissional e Pessoal
Ajudar profissionais em ascensão a construir uma imagem pessoal que impressione: essa é a tarefa desse profissional. Como o marketing pessoal é cada vez mais importante em várias área e carreiras, a procura por um especialista nessa área é crescente, mas exige que a pessoa tenha sensibilidade e senso estético bem apurado.
O orientador ajuda a escolher o que vestir, mostra o tipo de roupa ideal para um almoço de negócios, corte de cabelo apropriado para o emprego e a empresa, como arrumar a mala para viagens curtas e muitos pequenos detalhes que ajudam a melhorar a vida e auto-confiança de muita gente. Um bom profissional nessa área deve se manter sempre atualizado nas áreas de marketing pessoal e ler publicações voltadas para o público com que trabalha.
Butique de Papéis
Para quem tem talento e gosta de mexer com artesanato, a papelaria é uma boa alternativa de negócio. Os papéis diferenciados tem ganhado mercado nos últimos anos e vem atraindo um público muito diferenciado, que vai desde estudantes até executivos “sofisticados”. Além das embalagens, os papéis mais em alta no momento são os artesanais, reciclados e com texturas.
Mercearias
Um pouco apagadas pelas grandes redes de supermercado, as mercearias voltam a ganhar força no gosto do consumidor. Com produtos de boa qualidade – sem agrotóxicos ou conservantes -, as pequenas lojas são uma boa opção de negócio – e de muito charme, diga-se de passagem! A estrutura básica pede prateleiras, potes transparentes (onde serão colocados os cereais, frutas, especiarias e ervas), uma balança e um balcão – o resto é com você!
Chapéus e bolsas
Que tal usar aquele seu talento para costura, tricô e crochê para aumentar os rendimentos no final do mês? Uma boa opção é confeccionar bolsas e chapéus – com um material barato e um pouco de criatividade, os produtos podem ser vendidos até seis vezes mais do que o preço de custo. Além das amigas e conhecidas, deixe seus produtos em consignação com lojas de roupas de praia e campo.
Patês e antepastos
Se para você cozinhar é um passatempo, por que não passar o tempo e ainda ganhar dinheiro? Preparar patês e antepastos, usando bons ingredientes e com preços em conta, é uma “brincadeira” que pode ajudar no orçamento. Antepastos como os de beringela, alcachofra, tomate seco e patês de ervas e queijos são os mais procurados – nesse caso, comece vendendo para amigas e a propaganda vai ser, mais que nunca, boca a boca!
Limpeza à jato
Dificuldades e falta de tempo para arrumar a casa? Imagine quantas pessoas não passam pela mesma situação. Que tal então investir algum dinheiro em máquinas de limpeza (jatos e vapor), montar uma equipe de faxineiras e oferecer um serviço de “limpeza e brilho em poucas horas”? Nesse caso, você pode incluir os produtos de limpeza no preço do serviço ou usar os disponíveis na própria residência. Dependendo da casa, a serviço pode ser feito em menos de um dia e a cobrança é feita por hora trabalhada.
Se você se interessou por alguma dessas idéias ou se já tem algum projeto em mente, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) pode dar mais informações sobre o mercado e como organizar sua pequena empresa. O site éwww.sebrae.com.br.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.