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por Camila Micheletti
Você é criativo? Na opinião de Antonio Carlos Teixeira da Silva, um dos especialistas do assunto no Brasil, qualquer pessoa pode ser criativa. “Você usa mais ou menos este potencial dependendo do ambiente em que foi criado, que vive ou trabalha. Se são ambientes que permitem a diversidade de pontos de vista, que priorizam a capacidade de pensar, ou não. Na vida profissional, no caso de um empregado, dependerá muito da visão da empresa no que se refere à criatividade e à inovação”. Mas e se a empresa tem uma hierarquia rígida e burocratizada, que não permite a inovação, a grande prejudicada acaba sendo a própria empresa, que não está usando todo o potencial intelectual à sua disposição.
Para explicar este e outros conceitos de forma mais aprofundada e com exercícios práticos, Antonio Carlos acaba de lançar o livro INOV-AÇÃO – Como criar idéias que geram resultados, pela Editora Qualitymark.
Tudo começou em 1968, quando o publicitário Antonio Carlos foi trabalhar como redator na Avon. “Diariamente, eu tinha uma folha de papel em branco, olhando para mim, esperando que eu colocasse alguma idéia nela. Alguma idéia que fosse suficientemente forte para motivar alguém a tomar uma atitude. Era um desafio diário à criatividade ter aquela folha branca me olhando”. Ele saiu da Avon, trabalhou em muitas empresas, porém com trabalhos sempre ligados à criatividade. Em 1984, Antonio foi para os Estados Unidos fazer o curso de Criatividade na Universidade de Bufallo e, alguns anos depois de retornar, começou a receber convites informais para dar palestras sobre o assunto, até então muito novo no Brasil. Em 1997, Antonio já trabalhava como Gerente de Marketing da Kolynos e então surgiu a idéia: “se é um assunto que eu gosto tanto e me interessa; se as pessoas estão gostando e me convidando; se eu estou podendo ser útil a estas pessoas; por que não levar este meu trabalho a sério, profissionalmente falando”? Hoje, Antonio é o criador do Projeto Pense Diferente, dá palestras sobre o assunto em congressos e eventos, ministra cursos in company e seminários abertos para o público e também é colunista do Empregos.com.br. C onfira a seguir a entrevista completa:
Empregos.com.br – Como você define a Criatividade?
Antonio Carlos Teixeira da Silva – É a capacidade que o ser humano tem de fazer as coisas de uma forma diferente, ver as coisas sob outros pontos de vista. Ser criativo é “pensar fora da caixa”, conseguir novas idéias pra lançar um produto, implementar um processo, criar uma nova maneira de se relacionar com o cliente. Hoje em dia ter criatividade e saber aplicá-la na empresa é um diferencial competitivo, como saber gerenciar conflitos e conduzir uma negociação. A inovação começa com uma idéia. E a criatividade é a ferramenta para essa inovação ser posta em prática.
Empregos.com.br – Qual é o objetivo do seu livro INOV-AÇÃO – Como criar idéias que geram resultados?
Antonio Carlos – O objetivo do livro é recuperar a capacidade criativa que todo ser humano tem, mas fica adormecido. É preciso treinar, reaprender a ser criativo, capacidade que você deve ter em casa, no trabalho, em todos os âmbitos da sua vida e, claro, em benefício da empresa também. Antigamente era até um preconceito trazer idéias novas para a empresa, hoje não, ser criativo é fator de sobrevivência e pode ser aplicado em todas as áreas da empresa: na contabilidade, no departamento pessoal, entre outras áreas não menos importantes. O livro é bastante interativo e, ao final de cada capítulo, há uma relação de exercícios práticos e pontos para reflexão.
Empregos.com.br – E como devem fazer aquelas pessoas que não possuem esta habilidade?
Antonio Carlos – Tem que desenvolver. Não há outra alternativa. Tem que ter a iniciativa, acreditar na sua idéia. Infelizmente, a maioria das pessoas se contentam quando tem apenas uma boa idéia. Quem tem apenas uma idéia não tem nada. Para chegar a uma boa idéia você tem que ter várias delas. É como exercício físico: quanto mais você exercita, mais idéias você vai ter. É preciso se acostumar sempre a procurar uma nova alternativa para resolver um problema ou para otimizar uma oportunidade. Habituar-se a pensar diferente é sempre questionar: Por que desta maneira? Não haverá outra melhor? É também assumir que embora uma coisa esteja sendo feita da mesma maneira há muito tempo, não quer dizer que esta é a melhor maneira.
Empregos.com.br – Como é possível ser criativo na busca por um emprego?
Antonio Carlos – O primeiro passo é conscientizar-se de que, se você fizer tudo o que os outros fazem, será apenas mais um na multidão. Isto não quer dizer que deva eliminar os caminhos tradicionais (anúncios de jornais, agencias de emprego, processos seletivos, Internet), mas sim, desbravar novas alternativas. Uma opção é investir bastante tempo na construção de uma rede de relacionamentos. As indicações funcionam e são um método muito utilizado pelas empresas. Porém, para inovar, você deve reformular o conceito de como procurar o emprego. Faça-se as seguintes perguntas:
Como poderei ser útil para esta empresa?
Quais são os meus diferenciais competitivos em relação aos demais candidatos?
O que eu sei fazer que poucos sabem?
Que experiências eu tenho que poucos têm?
Que diferenciais competitivos poderei desenvolver em minhas qualificações profissionais? De que maneiras poderei criar novos diferenciais competitivos?
Responda a si mesmo a seguinte pergunta: “O que me diferencia positivamente da maioria dos candidatos?” Se não conseguir responder a esta pergunta retornar à pergunta acima.
Você não pode deixar que seu currículo seja transformado em “commoditie”, igual a todo mundo. Se assim fizer só encontrará um emprego se pedir o salário mais baixo e será igual a todos os outros.
Empregos.com.br – Como identificar os profissionais mais criativos em uma entrevista de emprego?
Antonio Carlos – Os mais criativos são aqueles que conseguem produzir uma grande quantidade de idéias. Isto é fundamental, porque você só vai encontrar uma boa idéia se produzir muitas idéias. Esta primeira fase é conhecida por brainstorm: não importa se você irá aproveitá-las depois, o que vale é a quantidade de idéias geradas. Avaliar a utilidade das mesmas será decidido numa segunda fase do processo criativo.
Empregos.com.br – E nas empresas, como identificar os funcionários criativos?
Antonio Carlos – Isso é muito fácil: os criativos são aquelas pessoas que estão sempre questionando, querendo saber o porquê de tal procedimento. Isto é muito bom para a empresa porque sempre existem normas que faziam sentido na época em que foram colocadas e depois, deixaram de ter razão para existir por vários motivos. Como é uma norma, ninguém mais lembrou de perguntar o porquê. E continuam aplicando, muitas vezes deixando a empresa sem agilidade, engessada ou perdendo oportunidades. A pessoa criativa é entusiasmada, procura as melhores maneiras para realizar a tarefa. É uma pessoa aberta ao diálogo. Não só para falar como também para ouvir. Aliás, ouvir é uma qualidade permanente e muito importante na pessoa criativa. Ela tem “orelhas grandes”. Porém, não se satisfaz com o óbvio. Ao invés de perguntar “por quê?” ela pergunta “por que não?” A pessoa criativa é independente, motivada e movida a objetivos. Com foco no seu objetivo, ela não aceita obstáculos: ou os destrói ou salta por cima, ou dá a volta… A pessoa criativa é pró-ativa: não espera pelos outros. Faz acontecer.
Empregos.com.br – As empresas possuem sistemas para realizar inovações?
Antonio Carlos – Empresas que efetivamente praticam a inovação mantêm diversas práticas destinadas a estimular o processo de geração e implementação de novas idéias. Por exemplo, não punição por erros, estimulo à experimentação, recompensas vinculadas à inovação etc. A essas práticas, as empresas excelentes em inovação adicionam um item essencial: procuram desenvolver continuamente a própria habilidade de inovar através do treinamento constante de suas equipes.
Empregos.com.br – O que mais bloqueia uma empresa de inovar?
Antonio Carlos – Uma das razões é que muitas empresas possuem sistemas administrativos que foram concebidos há 40 anos para gerenciar rotinas, não a inovação. Isto pode ocorrer mesmo contra a vontade da gerência que quer inovar, mas os métodos de administração bloqueiam a inovação. Por exemplo: excesso de normas, hierarquia rígida, punição por erros e, principalmente, medo. As empresas não devem empurrar a inovação com a barriga. Infelizmente, muitas empresas matam idéias que realmente não deveriam matar, ou evitam que nasçam. Efetivamente não estimulam a geração de idéias. Estas não terão um futuro muito brilhante.
Empregos.com.br – Qual o melhor ambiente para exercer a criatividade: nas grandes ou nas pequenas empresas?
Antonio Carlos – O exercício da criatividade independe do tamanho da empresa, se ela é grande ou pequena ou se é o caso de um profissional liberal. Todo ambiente é propício para a criatividade, porque em todo ambiente existem problemas e oportunidades. Conseqüentemente, a criatividade é necessária. Nas empresas pequenas, as coisas andam mais rapidamente porque são menos formais, há menos hierarquia. Nas grandes corporações, a rapidez não é tanta porque existem várias áreas envolvidas e pode haver mais burocracia. Eu diria que a única diferença é o tempo na execução da idéias.
Empregos.com.br – Você poderia citar algumas empresas que estimulam a criatividade dos seus colaboradores?
Antonio Carlos – Felizmente existem inúmeras em diversos ramos de atividade. Eu vou citar apenas duas que são conhecidas do grande público. Uma delas é a Gillette, que cria e desenvolve conceitos e produtos altamente criativos. Quer um exemplo que vem fazendo sucesso há mais de 30 anos? O barbeador descartável. Veja quantos tipos, quantos milhões de unidades já foram vendidas e ainda serão. Outro exemplo: a 3M. Trinta por cento do lucro desta empresa é originado de produtos com menos de quatro anos de vida. Veja quantos produtos inovadores e de altíssimo sucesso a 3M lançou. Mas a demanda por pessoas criativas não se restringe a desenvolvimento de novos produtos, marketing ou propaganda. As empresas precisam de pessoas criativas em todas as áreas: na contabilidade, na fábrica, na expedição… Precisam também de pessoas criativas no RH para criarem o desenvolvimento das pessoas, para melhorar planos de benefícios e muito mais. É preciso lembrar que as grandes idéias são idéias simples, poucos são os projetos realmente milaborantes.
Empregos.com.br – Neste cenário de crise que estamos vivendo, não soa um pouco utópico falar de inovação e criatividade?
Antonio Carlos – Regras, limitações e falta de verba são um desafio à criatividade, mas você não precisa de muito capital para inovar. No mundo de hoje temos que fazer mais com menos. Isto você só conseguirá com a criatividade bem desenvolvida para, através de idéias originais, cumprir seus objetivos e tarefas. A criatividade de todos (funcionários, clientes, fornecedores) pode e deve ser usada para reduzir custos, solucionar problemas e identificar oportunidades. O importante é que a empresa permita que as idéias sejam apresentadas. Permita que as pessoas possam questionar. Por tudo isso, a empresa que quiser sobreviver no mundo de hoje precisa ver a inovação como o seu diferencial competitivo. E isso não implica, necessariamente, em custos: muitas idéias têm custo zero e inclusive ajudam a cortar despesas.
Empregos.com.br – De que forma as empresas podem lucrar investindo na criatividade de seus funcionários?
Antonio Carlos – Com o resultado das idéias que originaram na cabeça de cada um dos colaboradores. idéias para aumentar vendas, reduzir custos, simplificar processos produtivos e administrativos, melhorar produtos existentes, lançar novos produtos. Cada idéia, após avaliada e, se for o caso, implantada deve dar bons resultados para todos. Para a empresa que estará mais competitiva, para o cliente que perceberá o diferencial e para o autor da idéia que deve ser recompensado por isso.
Empregos.com.br – Que atividades você propõe para que uma empresa estimule a criatividade dos funcionários?
Antonio Carlos – A empresa que pretende ser criativa, inovadora, precisa criar o clima que propicie o comportamento criativo entre os funcionários. A empresa deverá ter a mente aberta, estimulando a flexibilidade e a criatividade de sua equipe. Não punir os erros, porque só não erra quem não faz. Os erros também fazem parte do comportamento criativo. Deverá manter um sistema de comunicação eficiente com os empregados para que todos tenham idéias dos problemas, oportunidades, desafios e objetivos da empresa. Com estas informações as pessoas terão sua criatividade dirigida e focada concretamente para apresentar idéias de interesse da empresa. Um outro ponto importante é desafiar construtivamente cada funcionário. Isto pode ser conseguido através de estímulo que motivará um funcionário a apresentar novas alternativas para uma tarefa que esteja fazendo. A pessoa bem informada e treinada amplia seus conhecimentos e percepção, o que gera uma maior produção de idéias.
Empregos.com.br – É possível mensurar o aumento de idéias que as pessoas têm após lerem o seu livro ou passarem por um treinamento?
Antonio Carlos – Sim, com certeza. Você pode quantificar o número de idéias que foram dadas, e deste total quantas foram avaliadas e aprovadas. E com as idéias que foram utilizadas, você pode mensurar quanto de dinheiro foi economizado. Normalmente, há uma média de 200 idéias, e depois do treinamento esse número sobe para 5000. Destas, cerca de 100 são aprovadas, o que já significa uma boa economia para a empresa. A Volkswagen é um exemplo de empresa que sempre investiu e estimulou a criação de idéias: ela já conseguiu economizar 10 milhões de reais a partir de sugestões dadas pelos funcionários. Normalmente são idéias simples, que quando aplicadas todos na empresa se questionam: “Por que ninguém nunca pensou nisso antes?”

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