Carreiras | Empregos

por Izabel Cristina

Aproveite os votos e pensamentos positivos que fazem parte das viradas de ano e mude de atitude! Uma nova postura profissional em 2002 poderá ajudar você a realizar mudanças que tornarão sua carreira muito mais bem-sucedida.
O início do ano é um momento muito propício para refletir e avaliar seu estágio como profissional – como está, onde quer chegar e de que maneira pretende alcançar seus objetivos. Fizemos uma lista de dez atitudes que poderão ajudá-lo a renovar as esperanças e os planos de trabalho e sucesso:
1. Reavalie sua carreira
Esta deve ser a sua prioridade! Antes de fazer mudanças
ou melhorias, você deve sentar-se, olhar para trás e fazer uma análise honesta da sua vida profissional. Reflita: qual é sua situação atual? Avalie suas habilidades, aptidões, o que agregou de bom, onde errou, o que valoriza, o que desaprova e, principalmente, o que pode ser melhorado e o que deve ser mudado.
2. Continue aprendendo
O aprendizado não termina no dia em que se encerra o curso técnico, a faculdade, a pós-graduação ou até mesmo aqueles vários cursos rápidos. O ano novo é a oportunidade perfeita para decidir quais áreas você quer aprimorar. Há uma área da contabilidade útil para controlar suas responsabilidades do trabalho? Ou você prefere fazer, por exemplo, um curso de história da arte para agregar conhecimento e expandir a mente? Talvez seja a hora de fazer um curso de idiomas, reciclagem gramatical ou informática. Escolha o mais necessário no momento e faça!
3. Controle seu tempo
Após os feriados ou férias de final de ano, é provável que você precise aprender a reprogramar seu tempo e desenvolver métodos para se tornar um profissional mais eficiente. Assim, uma dica é utilizar a agenda ou outras ferramentas para anotar os compromissos e adicionar as tarefas. Reserve tempo para cumprir o trabalho e para aproveitar a vida pessoal.
4. Seja pró-ativo
Não espere nada cair na sua mesa. Converse com os colegas de outros departamentos, esteja sempre a par do que acontece na empresa e não se deixe acomodar. É muito fácil cair na rotina do horário de serviço e encerrar o dia assim que o relógio aponta a hora de saída. Mas não é bom. Trabalhe com estusiasmo, traga novas idéias e apresente soluções.
5. Dê atenção ao feedback
Este ano, disponha-se a escutar o que seus colegas de trabalho estão dizendo para você. Você ficará surpreso ao perceber o quanto você pode aprender se ouvir quais as impressões que as pessoas têm a seu respeito. A partir disso, trabalhe os aspectos negativos, faça mudanças. E se o feedback for positivo? Aceite o elogio e agradeça. Se você achar que as colocações não foram claras, solicite exemplos. Se você discordar, mantenha a calma e exponha sua opinião. Não discuta, nem altere seu comportamento.
6. Mantenha-se informado
Apesar de óbvio, muitos profissionais deixam de lado o essencial: manter-se informado a respeito da sua própria área e dos acontecimentos que envolvem a empresa. Mude isso! Leia publicações ligadas a sua área, participe de conferências ou de “workshops”. Acompanhe a seção de negócios de jornais e revistas. Elas contêm informações valiosas sobre as novas tendências do mercado. Todo bom profissional precisa ser capaz de discutir tendências e argumentar com inteligência. Isso certamente trará destaque dentro da empresa.
7. Encontre seu valor
Procure valorizar suas habilidades e aptidões positivas. Ao fazer isso, você poderá determinar como será a mudança e o que você necessita fazer para continuar a crescer. Tente descobrir o seu valor para a empresa, isso revelará rapidamente o valor financeiro de sua própria posição. Quando você percebe que é um profissional reconhecido aos olhos de seu empregador, poderá negociar um aumento ou uma posição mais avançada.
8. Cuide dos relacionamentos
Construa boas relações com seus colegas de serviço. Dê suporte, esteja aberto a sugestões e nunca se envolva em fofocas ou boatos. Seja um profissional respeitado e íntegro. A diretora executiva da Companhia de RH, Célia Gallo, aconselha a valorizar seu capital social. “Reforce o seu networking, o contato com outros profissionais e pessoas que fazem parte de sua vida. Sempre pode aparecer uma boa notícia de onde você menos espera”, diz ela.
9. Trabalhe as habilidades das pessoas
Ter um bom relacionamento profissional também requer boa vontade pessoal. Trabalhe as habilidades das pessoas. Sorria, cumprimente, ajude, aconselhe. Aprenda a ser receptivo. Respeite as pessoas que trabalham com você. Contribua para um ambiente saudável.
10. Sempre tenha tempo para você
Cuide de você nesse ano. Não espere as férias para descansar. Convide um amigo para almoçar, leia um livro, faça academia, vá ao cinema, à praia ou ao parque. Faça algo que seja prazeroso para você. Aprenda: você apenas será produtivo se estiver bem consigo. “Trabalhe e desenvolva um ‘Plano B’, um projeto de vida em paralelo com o profissional. Hoje é inadmissível contar somente com o emprego que temos. Realizar algo à parte faz bem para a mente, além de nos previnir contra possíveis emergências”, indica Célia Gallo.
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.