por Juliana Falcão
Logística, segundo definição do Council of Logistics Management, é “o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoque durante a produção e produtos acabados, e as
informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do cliente”.
Por exemplo, no caso de um supermercado, é preciso desenvolver parcerias com fornecedores e distribuidores, reduzir os estoques, controlar o sistema de distribuição, melhorar o sistema de informação da rede de lojas e gerenciar a demanda para atender com maior agilidade e menor custo as necessidades do cliente final.
De acordo com o mercado de trabalho – empresas que trabalham com vendas, transporte, armazenagem e distribuição de mercadorias – é atualmente uma das áreas mais promissoras. Para Walter Santiago Júnior, coordenador de Logística da DHL, empresa que transporta materiais, “o crescimento do setor deve-se às condições econômicas do Brasil”.
Para Audemir Leuzinger, professor de pós-graduação e MBA em Logística e coordenador acadêmico da Universidade Estácio de Sá, “esse crescimento está ligado ao desenvolvimento da tecnologia”. “Há três anos, as empresas vêm mudando seus conceitos sobre o setor de Logística. Hoje a visão não é mais segmentada, e sim integrada”.
Perfil
O profissional de logística geralmente é formado em Engenharia, Administração de Empresas ou Informática, mas não há formação obrigatória. Ele pode exercer as funções de auxiliar de almoxarifado, analista, supervisor, coordenador e gerente.
Segundo Audemir Leuzinger, “com a explosão do e-commerce – vendas pela Internet – o mercado vem buscando profissionais de logística com bons conhecimentos de cadeia logística integrada, ou seja, que saiba atuar em todas as áreas do setor”.
Para o professor, esse é o grande filão do mercado e os candidatos só precisam se preparar. Para quem deseja trabalhar com Logística, Audemir dá as dicas: “O profissional precisa se relacionar muito bem, não somente com o público interno da empresa, mas também com clientes e fornecedores. Para que esse relacionamento gere frutos, ele deve saber negociar, possuir uma visão geral da administração da empresa e conhecer sistemas de informação”, diz Audemir.
A média salarial varia muito de acordo com a empresa e com o setor em que ela atua. “Um auxiliar de almoxarifado recebe em torno de R$ 600”, diz Walter Santiago Júnior, coordenador de Logística da DHL. Segundo Audemir Leuzinger, um trainee recebe em média R$ 1.500 e um gerente, de acordo com sua qualificação, ganha de R$ 8.00 a R$ 15.000.
Mercado
A Internet criou um mercado bastante amplo de distribuição de mercadorias, gerando novas oportunidades de emprego para os profissionais de logística. Para evitar atrasos nas entregas e confirmação de pedidos acima do estoque disponível, vários sites de e-commerce passaram a se preocupar com essa atividade.
Outra área de grande atuação dos profissionais de logística que vem se modernizando rapidamente é a de transportes. O controle, que anteriormente era feito pelas rodoviárias, agora acontece por meio de satélites. A intermodalidade – deslocamento de mercadoria de um tipo de transporte para outro – vem contribuindo para que as áreas de distribuição e armazenagem cresçam 20% ao ano. “Os portos, por exemplo, já aderiram à intermodalidade”, comenta o coordenador da Estácio de Sá.
Se analisarmos o mercado de trabalho por regiões, Sudeste e Sul são as que mais oferecem oportunidades de emprego. “Algumas regiões do Sul trabalham com exportação. O Paraná, por exemplo, é forte em agrobusiness”, diz Auremir. “A Bahia, na região Nordeste, também vem se desenvolvendo bastante nesse setor”, acrescenta Walter Santiago Júnior.
Veja alguns links sobre a área
ASLOG – Associação Brasileira de Logística http://www.aslog.com.br
CANALLOGISTICA
http://www.canallogistica.com.br
Associação Brasileira de Transportes de Cargas http://www.abtc.org.br
Guia de Logística
http://www.guiadelogistica.com.br
Administrador da lógica
informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do cliente".
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