Enquanto até alguns anos atrás muita gente vivia o sonho de ir para a cidade grande e lá conquistar oportunidades de emprego e de uma vida melhor, hoje em dia parece que vivemos o processo inverso: milhares de pessoas se refugiam em praias e montanhas nos finais de semana e nas férias e boa parte sonha com o dia em que poderá viver longe das metrópoles, em lugares mais tranqüilos e desprovidos de tantas preocupações.
Apesar de sabermos que o progresso chega antes às cidades mais ricas e geradoras de renda, e esse é exatamente um dos motivos pelos quais elas são caóticas, não há como negar que nelas nosso tempo sempre parece escasso e nossa mente, sempre atordoada. Certamente o tempo, ou a falta dele, é um dos fatores que mais nos estressa em nosso dia-a-dia.
A boa notícia que quero lhe dar é que você tem tempo de sobra, mesmo que trabalhe o dia todo e enfrente as agruras de viver num ambiente urbano. Além de pedir que tenha certeza disso, peço também que, como profissional cuidadoso que é com sua própria carreira, você nunca se esqueça de que se não aproveitar bem o seu tempo, não conseguirá planejar e conquistar seu desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional.
Esse mesmo tempo que parece nos atropelar e nos faz desejar ser 2 ou 3 pessoas para poder dar conta de tudo, é o responsável pelo nosso crescimento. Graças ao tempo que temos, e que muitas vezes não percebemos ter, é que podemos dividir nossas atividades e ampliar nosso conhecimento, exercitar o convívio social, trabalhar e cuidar de nossa saúde.
Como? Basta organizar.
Utilize a regra dos “quartos ociosos”. Veja como funciona:
Geralmente trabalha-se nas empresas das 8h às 18h, sendo 8 horas de expediente e 2h para o intervalo do almoço – ou um pouco menos de almoço e um pouco mais de expediente. A jornada semanal de trabalho é geralmente de 40 horas e a semana inteira de domingo a sábado tem 168 horas. Se você trabalha 40 horas por semana, aí já gastou 25% ou ¼ de sua semana.
Considerando que você durma 8 horas por noite também durante 5 dias, aí já foram outros 25% ou ¼ de sua semana. Sobraram 88 horas. Se em 80 horas você já trabalhou e descansou, o que você faz com as 88 horas que sobraram? Não sabe? Então você tem um grave problema de administração do seu tempo e, em conseqüência, de sua vida como um todo. Você possivelmente faz parte daquele grupo de pessoas que diz o tempo todo que não tem tempo para nada, que sua vida é muito corrida, etc. Será?
Acompanhe o raciocínio comigo. Sobraram 88 horas, das quais 48 estão concentradas no sábado e no domingo. Se você dormir 16 horas nesses 2 dias, sobram ainda 72 horas. Agora vem a divisão: 72 horas inteiras, só suas, todas as semanas. Dividindo esse tempo em 4 partes, os “quartos ociosos”, chegamos a 18 horas semanais para cada uma das atividades que você pode programar para cuidar de sua carreira.
A construção de uma carreira sólida requer que o profissional encontre um equilíbrio entre a profissão, o lazer, o aperfeiçoamento constante e a saúde física e mental. Como sugestão você pode programar suas 72 horas “ociosas” para cuidar desses aspectos da seguinte forma:
Atividade: Carreira
Tempo: 5 horas por semana
Como cuidar: Durante a semana de trabalho você tem as horas necessárias para deslocar-se de sua casa para o local de trabalho, ainda não contabilizadas, que podem variar em função da distância e do meio de transporte utilizado. Se você utiliza o ônibus, trem ou metrô, procure utilizar o tempo de viagem para ler uma revista, jornal ou outro material que tenha relação com sua profissão. Se você utiliza carro sintonize uma rádio de notícias e vá escutando as novidades.Se tiver CD ou toca-fitas vá escutando aquela aula de idiomas, reportagem ou palestra que você gravou.
Tempo: 5 horas por semana
Como cuidar: Das 10 horas totais que você tem na semana para intervalo de almoço, utilize 5 delas para efetivamente almoçar. Mas não se alimente simplesmente. Procure fazer isso como um ritual, com calma e num ambiente agradável. Concentre-se no momento do almoço. Deguste o alimento. Coma devagar e lembre-se: nada de bebidas alcoólicas e ingerir líquidos só depois de pelo menos 1 hora após o término da refeição. Sua tarde de trabalho será muito melhor, pois não sentirá o estômago pesado, sonolência, além de permitir que seu organismo aproveite os nutrientes de forma mais eficaz.
Tempo: 5 horas por semana
Como cuidar: Nas outras 5 horas que sobraram do seu intervalo do almoço evite cochilar. Aproveite o tempo para uma caminhada leve de uns 15 minutos. Evite quaisquer outras atividades esportivas que não sejam a caminhada leve. Convide um colega de trabalho para caminhar com você, converse sobre amenidades relativas à sua empresa e seus colegas, como a festa de amigo secreto, a festa de final de ano, o churrasco mensal no clube, o futebol da turma, o campeonato de truco, etc.
Tempo: 3 horas por semana
Como cuidar: Essas 3 horas que sobraram podem ser utilizadas proativamente para seu trabalho. Leia aquele relatório da produção, analise aqueles prospectos que o fornecedor enviou, procure na Internet o que os especialistas estão falando sobre aquela tecnologia nova que estão implantando no seu departamento, leia aquela reportagem da sua revista semanal ou do jornal diário sobre sua área de atuação, faça cursos rápidos ou online. Lembre-se de que você está cuidando de sua profissão.
Atividade: Aperfeiçoamento
Tempo: 6 horas por semana
Como cuidar: Utilize esse tempo para fazer aquela pós-graduação que constituirá um diferencial em sua formação. Cursos específicos visando certificação de especialista em uma determinada tecnologia também são importantes. Mas tenha cuidado! Evite a “cursomania”. Tenha em mente qual é sua meta profissional e o que você quer de sua carreira. Os cursos que você fizer devem ter o que se chama de “aderência” à sua área.Aqui entram também os cursos de idiomas. Se você já tem algum conhecimento do inglês, por exemplo, avance ao próximo nível, faça imersões de conversação ou forme grupos de conversação em reuniões quinzenais entre os seus amigos e colegas de trabalho que estão em níveis parecidos. Vale também contratar para essas reuniões um professor “nativo” para que ele participe da reunião quinzenal ajudando-os a elevar o nível no idioma.
Tempo: 6 horas por semana
Como cuidar: Faça a sua própria pesquisa. Programe visitas às boas livrarias e verifique o que as editoras estão apresentando para a sua área de atuação. Folheie alguns livros. Revistas especializadas em sua área também são importantes. Não deixe de folheá-las também. Se encontrar algo que realmente tenha aderência à sua área, compre e programe sua leitura e estudo meticuloso. Encontros, palestras, workshops e outras atividades do tipo também trazem muito conhecimento, além de ampliar sua rede de contatos.
Tempo: 6 horas por semana
Como cuidar: Existe uma diferença muito grande entre ser um “curioso entendido” e ser um especialista na sua área de atuação. Você precisa aprimorar sua própria compreensão sobre os assuntos que pretende conhecer a fundo. Isso faz parte de um processo que requer reflexão, disciplina e dedicação. Programe uma visita semanal à biblioteca de sua preferência e utilize aquele espaço para efetivamente refletir e estudar os assuntos que são importantes para sua carreira. Leve a revista ou livro que você comprou e complemente com livros e revistas disponíveis na própria biblioteca. Leve sempre um bloco de anotações ou caderno e produza anotações sobre suas conclusões. Utilize essas reflexões para discutir mais tarde com seus colegas no trabalho ou verificar com sua chefia a viabilidade de aplicação de suas descobertas.
Atividade: Saúde
Tempo: 18 horas por semana
Como cuidar: A saúde é um bem eterno enquanto dura e para ampliar a durabilidade da sua reserve um tempo para cuidar dela.Pare de fumar. Se não consegue por meios próprios procure o auxílio de um médico. Já existe tratamento contra o tabagismo e não tem nada a ver com reuniões onde as pessoas ficam falando dos males do fumo e mostrando fotos de pulmões e gargantas com câncer. Nada de pedagogia do terror. É tratamento clínico. Simples, rápido e em poucas semanas você estará livre do vício.Faça exercícios físicos. Caminhar e pedalar são os mais simples. A natação é excelente. Procure um médico e faça um teste de condicionamento físico antes de começar. Verifique se sua massa corporal está compatível com sua idade e estatura e comece. O exercício físico diário torna-se um hábito extremamente benéfico.Não faça “regimes milagrosos” que prometem tirar aquela barriga e deixar seus músculos como os de um atleta. Você não é atleta e jamais terá a compleição de um. Fique ciente disso. Cada organismo é único e reage de forma diferente ao condicionamento físico. O ganho de massa muscular e a redução da gordura ocorrem sim, mas através de um processo, geralmente longo, de até um ano, que inclui reeducação alimentar e exercícios físicos constantes. Não faça regimes por conta própria e procure sempre a orientação de um especialista.Beba água. Muitas pessoas passam o dia todo sem beber água. Isso é péssimo para a sua saúde. Se esse é o seu caso, você pode ter alguma disfunção que precisa ser investigada. Procure um médico. O normal é ingerir oito copos de água por dia, algo entre 1,5 a 2 litros em intervalos médios de duas horas. Como tudo na vida, beber água é uma questão de hábito. Se você pratica esportes a quantidade de água necessária pode chegar a 3 litros ou mais por dia.Não tome bebidas alcoólicas. Ah, você só bebe socialmente? Tudo bem. O que é beber socialmente para você? Uma cerveja? Uma dose de cachaça? Uma caipirinha? Uma dose de uísque? Não vou discorrer aqui sobre esse tema, mas deixo o conselho: tome apenas bebidas livres de álcool.Faça sexo. Sexo é saúde. Se você tem alguém com quem faz sexo periodicamente, procure descobrir e acertar o ritmo para ambos. De uma a três vezes por semana é considerado um ritmo normal. Se você não tem alguém (cônjuge, namorado ou namorada), pode acontecer de ficar semanas ou até meses sem fazer sexo. Nesse caso não se desespere. Masturbe-se. Evite a todo custo o contato promíscuo. Além de arriscado para sua segurança pessoal, pode ser a fonte de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Use sempre a camisinha.Professe uma fé. Em que você crê? Não estou dizendo para você ter uma religião. Se você tem, tudo bem, siga seus dogmas e ensinamentos, mas se não tem, em alguma coisa você precisa acreditar. Que tal Deus?
Atividade: Lazer
Tempo: 18 horas por semana
Como cuidar: Você pode concentrar essas horas no domingo. Divirta-se: cinema, teatro, shows, circo, pescaria, patinação, passeio pelo parque, visitas sociais, jogos em família, cinema em casa, reunião com amigos, contar piada, bater-papo, velejar, acampar, escalar, dançar, karaokê, museu, cozinhar, etc. Faça aquilo que lhe dá prazer e relaxe. Isso é fundamental para repor as energias e ampliar seus assuntos e conhecimentos.
Para ajudar a ter disciplina, monte realmente uma tabela e distribua o tempo da forma como lhe convier, contanto que aplique as horas para cada uma das áreas. Consultando a tabela periodicamente, você conseguirá estabelecer uma estrutura capaz de satisfazer todas as suas necessidades, e passará a dormir em paz com seu tempo.
Às vezes pode sair alguma coisa errada? Sim, imprevistos acontecem. Mas não deixe que isso se transforme numa regra. Tenha disciplina e viva feliz na metrópole, no interior ou aonde quer que seja!
Administração do tempo e a regra dos “quartos ociosos”
Enquanto até alguns anos atrás muita gente vivia o sonho de ir para a cidade grande e lá conquistar oportunidades de emprego e de uma vida melhor, hoje em dia parece que vivemos o processo inverso: milhares de pessoas se refugiam em praias e montanhas nos finais de semana e nas férias e boa parte […]
Avalie:
Comentários 0 comentário