Carreiras | Empregos

Você já sentiu indisposição e sonolência após almoçar? Caso a sua resposta seja positiva, você está entre os 42% dos brasileiros que têm essa sensação. Uma das formas de amenizar esse efeito é mudar seus hábitos alimentares para opções mais saudáveis, capazes de render mais energia.
Apesar disso, nem sempre há ofertas de comida saudável e incentivo aos bons hábitos alimentares nas organizações. A saída é apostar na comida que você tem em casa – tomar um bom café da manhã antes de ir trabalhar é o primeiro passo para melhorar a saúde e, consequentemente, o desempenho profissional.
A qualidade da alimentação pode afetar a produtividade no trabalho
Primeiro, trabalhar de estomago vazio diminui a concentração em suas atividades. Outro problema decorrente de não se alimentar bem no desjejum é comer demais no almoço, já que ficou muito tempo com fome. Isso pode trazer incômodos gastrointestinais à tarde.
Cuidado com os lanches fora de hora
O café é uma bebida comum no ambiente empresarial. No entanto, a partir da quinta xícara, ele perde o seu efeito benigno e aumenta excessivamente o cortisol, um hormônio relacionado ao estresse.
Outro clássico da alimentação no trabalho são as bolachas e os biscoitos, que também são os vilões da má alimentação na rotina. Além de fazer engordar, o açúcar, que é rapidamente absorvido pelo organismo, causa um pico de glicose no sangue. Incialmente, a sensação até pode ser boa, mas, em seguida, causa queda abrupta no nível de açúcar na corrente sanguínea. Isso faz com que você se sinta sem energia e não saciado.
O que fazer?
Uma estratégia para manter o pique sem perder o controle é fracionar as refeições, fazendo lanches planejados a cada quatro horas.
Invista em alimentos de carboidratos com baixo índice glicêmico, que são absorvidos mais lentamente pelo organismo.
Esses carboidratos são encontrados em alimentos ricos em fibras, como os feitos com farinha integral, as frutas e os legumes. Fontes de proteína (como queijo ou iogurte) também devem estar entre as refeições da tarde.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.