Carreiras | Empregos

por Blog da MaisEstudo
Para quem está começando a carreira participar de atividades extracurriculares valoriza o currículo, ajuda a sair na frente de muitos candidatos e chama a atenção dos recrutadores. E não pensem que para isso é preciso fazer cursos chatos. Alguns cursos são essenciais como o inglês e as noções básicas de informática. Mas atividades divertidas como hobbies, também podem enriquecer a formação de um jovem estudante.
Quem está na faculdade e ainda não conseguiu um estágio pode aproveitar o tempo livre para investir na sua qualificação profissional. Para os jovens que já estão fazendo estágio junto com a faculdade, vale a pena sacrificar um pouquinho do tempo livre para realizar algumas atividades extras que o ajudem na carreira.
Nós selecionamos algumas atividades extracurriculares que podem ser úteis na vida profissional de quem está atrás do primeiro emprego. Olha só:
Participar de grupos artísticos
Fazer teatro, aulas de dança ou de música pode ajudar na carreira, mesmo que ela não tenha nada a ver com artes, pois essas atividades demonstram desenvoltura e disciplina. No teatro, por exemplo, dá para aprender a se expressar melhor, perder a timidez, ganhar autoconfiança e melhorar os relacionamentos interpessoais.
Praticar esportes
Participar de competições ensina a ter compromisso com as atividades. O esporte também trabalha a questão do grupo, quando os esportes são coletivos como futebol, dá para aprender a trabalhar equipe e lidar melhor com as adversidades. Além disso, esportes trabalham não só a saúde física, mas também a mental, deixando o profissional mais equilibrado para trabalhar.

Ser voluntário

Realizar trabalhos voluntários além de fazer bem aos outros e nos proporcionar sensação de bem estar, também pode ser bom para o currículo. Quem pratica essas atividades demonstra generosidade, disponibilidade e disciplina.
Fazer iniciação científica
As universidades disponibilizam para seus alunos a chance de pesquisar a fundo algum tema de seu interesse. O aluno pode apresentar sua ideia de estudo para a universidade e se seu projeto for aprovado ele recebe uma bolsa da faculdade e o apoio de professores para desenvolver seu trabalho. Para quem busca seguir carreira acadêmica ou para quem quer mostrar conteúdo teórico, essa atividade ajuda a enriquecer o currículo.
Entrar para grêmios estudantis
Além de divertido, fazer parte do grêmio estudantil da sua faculdade pode demonstrar profissionalmente que você tem capacidade para liderar e interresse em defender causas sociais. O estudante ainda aumenta seu círculo de amigos e sua rede de contatos, e aprende a trabalhar em equipe.
Trabalhar em empresa júnior
Passar por uma experiência em empresa júnior valoriza a vida profissional e pessoal. É a chance que o estudante tem de liderar projetos, vivenciar a rotina da sua profissão, fazer contato com empresas e aprender na prática o que funciona e o que não funciona na sua área.
Fazer intercâmbio
Existem diversos motivos para se fazer um intercâmbio. A vivência em um país estrangeiro traz a fluência em um novo idioma, o aprendizado de uma nova cultura e o desenvolvimento pessoal, já que quem vai precisa se virar sozinho por lá. Essa experiência deixa o currículo mais rico e chama a atenção dos recrutadores.
Ter um blog
Hoje cada vez mais as redes sociais fazem parte da rotina das empresas e estar por dentro das novidades é essencial. Ter um blog legal mostra que o estudante sabe usar as novas mídias e ainda permite que o recrutador conheça melhor o candidato. Só é preciso ter cuidado com o conteúdo das páginas e com os erros de português.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.