Por Mayara Delfino
Atualmente na busca pelo emprego, o candidato além de possuir qualificações e competências exigidas por todos há muito tempo, diferenciais para se tornarem competitivos no mercado são fundamentais para os concorrentes a uma vaga. Esse diferencial vai desde um curso de formação especial até mesmo ao comportamento da pessoa na internet, para ser mais específico, nas redes sociais.
Em muitas empresas quando se cadastra um currículo, já se deve deixar o site de relacionamento em que possui junto com o endereço para se monitorar, pois geralmente é nesse tipo de rede que expressamos nossos desejos, nossos relacionamentos, nossas vontades, nossas emoções, enfim costumamos expressar o que estamos sentindo e através disso é possível verificar a personalidade e até mesmo o caráter da pessoa, segundo especialistas.
Por isso é importante verificar e tomar cuidado com quem você se relaciona na internet, quais comunidades participa e o que costuma publicar em seus perfis. Publicar opiniões religiosas e futebolísticas fortes, fotos que podem ser comprometedoras é um perigo, pois seu perfil pode estar sendo visualizado por seu chefe ou futuro chefe e mesmo com as melhores qualificações, você pode estar perdendo seu emprego por uma simples postagem.
Devido a postagens em redes sociais já tivemos caso de demissão como ocorreu com um executivo torcedor do Corinthians, que publicou mensagens contra o rival São Paulo como “Chupa bambizada!”durante um clássico entre as equipes. Só que havia um problema: a empresa em que trabalhava o executivo, era patrocinadora do São Paulo na ocasião, fazendo a empresa passar por uma grande saia justa, ter que pedir desculpas publicamente a equipe e torcedores do São Paulo. Por conta disso, acabou demitido.
Segundo especialistas, é necessário tomar cuidado na rede social principalmente com os seguintes itens:
1 – Ter postura muito incisiva em assuntos polêmicos como, por exemplo, religião e futebol;
2 – Mau uso da língua portuguesa. Procure não ofender a gramática, mesmo em conversas em programas de mensagens instantâneas;
3 – Comportamento violento ou discriminatório em redes sociais ou fóruns de discussão;
4 – Criticar a empresa ou o chefe do emprego atual ou mesmo dos anteriores;
5 – Não minta. Alegar doença e postar uma foto da folga lhe render uma bela demissão por justa causa;
6 – Revelar informações confidenciais da empresa, como ações, balanços e etc;
7 – Participar de comunidades que possam levar as pessoas a terem uma má ideia sobre você.
Cuidar de seu perfil na internet pode realmente ser muito trabalhoso, mas antes de postar algo em sua rede social, tome cuidado e pense duas vezes, pois alguém pode estar vendo e aquilo que poderia ser uma simples postagem pode tomar repercussão, servir como prova contra você e principalmente atrapalhar e manchar para sempre a sua vida profissional.
A busca do emprego x comportamento na internet
Comportamento na internet, principalmente nas redes sociais, se tornou diferencial em algumas empresas.
Avalie:
Comentários 0 comentário