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1.    Fique mais proativo e menos reativo –
Quando você se envolve no processo do planejamento estratégico, é obrigado a pensar no futuro. Compare isso com pensar em uma solução quando a bomba já estourou.
2.    Encare situações críticas – Sua empresa leva as tendências para o ano que vem a sério? Internet? Exportações? Mudanças no quadro político? Se não planejar, essas perguntas ficarão sem respostas.  
3.    Fortaleça o espírito de equipe – Convide toda a diretoria (se possível, a empresa inteira) para se juntar e atacar desafios críticos para o futuro da sua companhia. Na imensa maioria dos casos, o simples fato desse processo existir já fortalecerá o espírito de equipe entre os envolvidos.  
4.    Crie alvos bem definidos – Outra pergunta teórica muito comum é: “Como você pode atingir um alvo sem vê-lo?”. É assustador que ainda existam milhares de empresas que não repassam uma visão clara aos seus funcionários do que é “sucesso” ou “fracasso” – e essa definição muda de empresa para empresa.  
5.    Dê um “porquê” – Carroll conversava recentemente com o professor de basquete do colégio onde seu filho estuda. Questionado sobre a grande diferença entre os jovens de hoje e os de 15 anos atrás, o técnico disse: “Hoje, quando eu digo a um adolescente que ele tem de fazer alguma coisa, ele sempre quer saber o porquê”. O mesmo acontece na sua empresa. É essencial comunicar os motivos pelos quais esses objetivos são tão críticos. O processo do planejamento cria o ambiente ideal para compartilhar o propósito por trás dos objetivos.  
6.    Passe a ter uma ferramenta gerencial muito poderosa – Num mundo de mudanças e transformações cada vez mais rápidas, o demonstrativo de resultados do mês passado, tenha você tido lucro ou prejuízo, não é nenhum indicador confiável da sua chance de sucesso amanhã. Quando você conseguir organizar sua equipe proativamente para tomar ações mensuráveis, de acordo com seu planejamento e visão de longo prazo, aí sim terá mais condições de medir seu progresso de forma realista.  
7.    Estabeleça uma vantagem competitiva – Dá para imaginar que seus concorrentes estão dando duro para conquistar uma fatia do seu mercado. E provavelmente eles darão as desculpas de sempre para não planejar, como: “Não tenho tempo”. Um plano estratégico é um investimento que certamente mostrará seus resultados a médio e longo prazos.

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