Carreiras | Empregos

Vagas de motorista: 5 dicas para conquistar a sua e fugir do desemprego| Fonte: Envato

Você está em busca de vagas de motorista? Essa é uma área que sempre está em busca de candidatos, mas é preciso estar preparado para se destacar durante o processo seletivo. Para isso, é importante que o seu currículo seja atrativo para as empresas.

Quer saber como fazer? Neste artigo vamos apresentar 5 dicas com informações importantes de como ter um currículo ideal para trabalhar como motorista. Anote essas dicas e aproveite para atualizar o seu currículo.

1. Certificações e habilitações mais requisitadas nas vagas de motorista

Uma das principais dicas de como conseguir emprego de motorista é ter um currículo completo e com as informações que os recrutadores buscam. Para isso, não pode faltar o tipo de categoria que é a sua carta de motorista em seu currículo.

Por exemplo, para ser um motorista de caminhão ou de ônibus é preciso ser da categoria C ou  D. Agora, se você quer ser motorista de carro particular ou van, pode ser da categoria B.

É muito importante que você mantenha esses documentos atualizados. Afinal, de nada adianta ter essas informações no currículo e não poder exercer a função.

2. Qual o nível de experiência para conquistar uma vaga de motorista

Isso vai depender do que a empresa está precisando. Algumas organizações podem contratar pessoas sem experiência ou que podem exigir um determinado nível de conhecimento. Isso pode ser de 6 meses a 1 ano, no mínimo.

Por isso, ao fazer o seu currículo é importante que você informe qual foi o seu período de trabalho dentro da empresa. E como fazer para quem não possui experiência profissional na área?

Neste caso, descreva em outras experiências o seu perfil profissional. Você pode demonstrar o seu comprometimento e responsabilidade. Agora, se você nunca trabalhou, candidate-se a vagas que não pedem experiência prévia. 

 

Leia também: Entendendo a experiência profissional: Requisitos para níveis júnior, pleno e sênior

3. Cuidado com o histórico de condução

O histórico de condução é muito importante para todo motorista. E as empresas podem investigar se o candidato possui algum tipo de restrição, se já recebeu muitas multas ou até mesmo, se causou algum prejuízo para alguma outra empresa.

Por isso, procure manter um histórico de condução limpo, pois isso será bem visto pelas empresas. Se você já teve algum problema, é durante a entrevista que você deve explicar o que aconteceu e como foi resolvido.

Para manter um bom histórico como motorista, siga essas orientações:

  • Respeite o limite de velocidade;
  • Use as ferramentas de rastreamento da maneira correta;
  • Mantenha uma boa postura no trânsito;
  • Tenha cuidado com a carga que está transportando.

4. O diferencial de conhecer ferramentas modernas

A tecnologia está presente em diversas áreas e no transporte não é diferente. Para você que está em busca de vagas de motorista, também é fundamental que você esteja atualizado com as tecnologias e ferramentas modernas que são utilizadas no momento.

Nesse sentido, as tecnologias mais utilizadas na área do transporte são: sistemas de rastreamento, aplicativos de navegação e dispositivos de comunicação. Para conquistar a sua vaga, procure se atualizar e até mesmo fazer cursos específicos que podem te ajudar nesse sentido.

Esse conhecimento pode ser abordado durante uma entrevista de emprego. Então, além de mencionar o seu conhecimento no currículo, não deixe de mencionar durante a sua conversa com o entrevistador.

5. Prepare-se para as entrevistas

Por último, já mencionamos aqui a importância de se preparar para uma entrevista de emprego. Dependendo de cada empresa, algumas podem pedir até mesmo um teste de direção. Mas é fundamental que você se prepare para responder às perguntas feitas pelo recrutador..

Uma dica valiosa é: pesquise sobre a empresa. Entretanto, é crucial que você se prepare para responder às perguntas feitas pelo recrutador. Esse tipo de informação é importante para que você tenha certeza de que quer trabalhar para a empresa.

Além disso, demonstrar interesse ao pesquisar sobre a empresa é altamente valorizado pelos recrutadores.

Por isso, siga essas dicas e veja como isso pode te ajudar a se destacar melhor para conquistar a sua vaga.

Confira: 10 dicas de como se comportar na entrevista de emprego

Veja como encontra vagas de motorista 

Encontre diversas vagas de emprego para motorista através de sites de emprego. Você pode encontrar oportunidades em diversas regiões do país e encontrar uma na sua cidade. Quer saber como? Aqui no empregos.com.br basta digitar o cargo que você procura e a região.

Depois, é só analisar as vagas disponíveis e enviar o currículo para aquelas que você mais se interessou. Fique atento à descrição da vaga e veja se você cumpre todos os requisitos necessários.

Ainda não tem cadastro aqui no empregos.com.br? Clique aqui e faça a sua inscrição. Com o currículo completo você tem maiores chances de chamar a atenção dos recrutadores.

Boa sorte em sua busca! Estamos juntos para ajudar em sua trajetória profissional!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *