Conheça a carreira de Programador

Entenda a seguir o que faz, onde atua e quais os requisitos para se tornar um programador de sucesso.

Esta profissão está em alta no mercado, o programador atua diretamente na área de TI (Tecnologia da informação) e tem como principal responsabilidade desenvolver novas melhorias e linguagens de programação.

Para entender melhor o que este profissional faz, vamos ao conceito de programação

Programação é um conjunto de códigos e instruções lógicas que constitui os famosos programas e softwares.

Para desenvolver estes códigos é necessário entender quais são as principais linguagens de programação, dentre as principais delas são:

 

  • Java
  • C
  • C++
  • C#
  • Python
  • VB .NET
  • PHP
  • JavaScript
  • Delphi/Object Pascal
  • Swift

 

O que faz um programador?

De acordo com os sistemas desenvolvidos pelos analistas, o programador desenvolve e testa as linguagens de programação, além de executar a manutenção e implementação dos sistemas e softwares ainda em teste ou já desenvolvidos, acrescentar e desenvolver melhorias e realiza correções visando no bem e necessidade dos clientes e usuários.

Quais são as categorias iniciais de um programador?

1-  Programador Desktop: Aplica sistemas internos, estes programas se relacionam em apenas uma máquina ou em uma rede específica de computadores, isso dentro de um sistema operacional como MAC, Linux ou Windows.
2-  Programador Web: é responsável pela programação de sistemas web ou websites

3- Programador Mobile: Este cria aplicativos para e dispositivos móveis e celulares, a forma de trabalho se relaciona com Java, Android, Windows Phone, IOS etc.

4- Programador de Jogos: Desenvolve a lógica e estratégias de um game digital, ou seja, cria um novo jogo nas plataformas digitais seja videogames, pc, dispositivos móveis etc.

 

Cargos relacionados a programação

** Analista de Requisitos

** Analista de sistemas (NET/COBOL/Delphi/ERP)

** Professional Linux

** Desenvolvedor WordPress

 

Qual é o perfil do programador?

 

Estes profissionais devem criar códigos organizados e limpos, sem conter nenhum tipo de erro.

Para ingressar na área é necessário possuir habilidades matemáticas, ser inovador, ter raciocínio lógico, ser autodidata, curioso, persistente, auto motivado e capaz de resolver possíveis eventualidades.

Em relação ao desenvolvimento da função, conhecer o campo de atuação é imprescindível, assim como conhecer a linguagem de programação, ter domínio em linguagens de back end e front end.

 

Como ingressar na carreira?

Antes de tudo deve estudar lógica de programação, ou seja, transformar o seu planejamento, pensamento e projeto na linguagem de programação

Vale apena iniciar com o JavaScript, justamente por ser uma linguagem muito utilizada no momento e que não requer que instale algum software em seu computador para praticar

A realidade é que muitas empresas não exigem diploma de nível superior para a função de programador, vendo que este seria um destaque e um ponto positivo a mais diante do recrutador, o que realmente é exigido é comprovar que sabe programar, geralmente é valido cerificações e testes.

É importante dominar também o inglês, visto que boa parte das linguagens de programação são neste idioma.


Onde trabalhar?

A diversidade de áreas e setores para se trabalhar é grande, visto que trabalhar conectado se tornou fundamental, sendo assim o programador pode ingressar em hospitais, indústrias bancos, comércio em geral, sites etc.

Nestes ramos, o programador irá desenvolver a função de desenvolvimento software visando o público alvo e necessidades da empresa que atua.

 

O mercado de trabalho

 

A tecnologia cresce e a procura por este tipo de profissional também tende a receber uma demanda maior, porém é imprescindível ter um foco e se especializar o máximo possível, fazer cursos e ter um foco na área que almeja seguir.
As empresas brasileiras e internacionais que atuam no país estão em crescimento e este torna o mercado favorável para os programadores e demais profissionais na área de TI.

Você pode encontrar oportunidades como: Programador júnior, Analista de Sistemas, Programador Java, Programador WEB, Programador C#, Desenvolvedor pleno, e muitas outras vagas dentro deste perfil, através do site Empregos.

Se deseja alcançar o objetivo de se tornar um programador conheça o nosso destaque e faça uma busca de currículos para verificar o que os seus concorrentes estão estudando.

 

Conheça as oportunidades disponíveis: VAGAS

Esta matéria ajudou você?

+ 106 pessoas ajudadas

Comentarios