01 / 11 / 2017

Conheça a carreira de consultor de vendas

É imprescindível que o consultor de vendas conheça o mercado e seus clientes, para que ele possa manter as informações e dados de seu ramo sempre atualizados.

Diferente do vendedor este profissional deve estar ligado diariamente com o planejamento, isto antes e depois da venda, além disso ele é o principal responsável por vender, apresentar e ensinar o cliente como fazer um bom uso ou manutenção do produto ou serviço que ele oferece.

O que o consultor de vendas faz?

Identifica as necessidades, pesquisa o mercado dentro de sua área, planeja e desenvolve estratégias de venda, observa tendências de mercado, é responsável pelos projetos e campanhas de venda, cuida do marketing voltado para divulgação de produtos e serviços e organiza e negocia todas as propostas comerciais.

Área de atuação

Este profissional está ligado a vários pilares dentro da empresa como: inteligência comercial, técnicas em vendas, consultor interno (trabalha dentro de uma empresa) e consultor externo (aquele que visita clientes).

Principais tarefas, habilidades e qualidades

  1. Conhecer o produto
  2. Entender de logísticas
  3. Estar por dentro do mercado
  4. Saber lidar com o cliente
  5. Ter a facilidade de vender a imagem da empresa de forma positiva
  6. Conseguir identificar e se adaptar a novas situações;
  7. Saber negociar
  8. Ser um bom assessor e saber lidar com a mídia e assistência
  9. Ter espírito empreendedor
  10. Gerenciar as vendas com êxito
  11. Promover o pós venda.
  12. Capacidade de decisão, negociação, organização e planejamento;
  13. Ter habilidade para trabalhar em equipe;
  14. Ter iniciativa;

 

Como iniciar a carreira de consultor de vendas?

Primeiramente é importante entender de comunicação e marketing, para que o trabalho funcione da melhor maneira possível, ou seja além do ensino médio é ideal que o Consultor de Vendas possua cursos técnicos ou graduação dentro da área vendas, comércio e marketing.

Saiba mais sobre a carreira de consultor de vendas: (LINK) 

Cargos relacionados a Consultor de Vendas

Consultor comercial, Consultor de negócios, Consultor pós-vendas, Representante comercial, Assistente de vendas.

Conheça também o vendedor: (AQUI) 

 

Futuro da profissão
A área de vendas está carente de profissionais especializados, não apenas na questão física, como também na área online, então deixo esta dica, se aprimorar em e commerce é fundamental para quem quer seguir na carreira.

 

Como ser um consultor de vendas de sucesso?

Um consultor de vendas tem como objetivo desenvolver todas as estratégias voltada para processo de compra e venda, ou seja para se tornar um ótimo profissional nesta área, antes de tudo deve entender que o mais importante é monitorar a situação do mercado.

Se seu objetivo é ingressar na carreira deve ter ao menos conhecimentos nas seguintes ferramentas, que por ventura são suas palavras chave para se destacar no mercado de trabalho.

  1. Buyer Personas
  2. Jornada de Compra
  3. Matriz de Qualificação
  4. Funil de Vendas.

Onde procurar as oportunidades

Cada profissão vem junto com suas palavras chave, e são elas que te coloca na frente dos demais candidatos, no caso da área de vendas é válido inserir pós-venda; ativo; follow-up, captação de clientes; administração, negociação, fechamento; mercado B2B/B2C, metas etc.

Antes de enviar seu currículo, de uma olhada na Busca de Currículos e veja seus concorrentes:(AQUI)

Não deixe de apostar nas suas palavras chave para se destacar na nossa ferramenta de busca de currículo, este recurso é muito utilizado pelas empresas para buscar os currículos e agilizar o processo de contratação.

Veja mais sobre as suas palavras chave aqui: LINK

Atualmente o site Empregos.com.br possui cerca de 3 mil novas vagas na sua área e para conquistar seus objetivos é simples, conheça nossas oportunidades: (AQUI)

Esta matéria ajudou você?

+ 23 pessoas ajudadas

Comentarios